AD 344
52 Maio 2018 | AutoData ESPECIAL PRÊMIOS » CAOA P ela segunda vez em sua história a Caoa Montadora reconheceu seus melhores fornecedores – e foi pro- vavelmente a última vez em que o braço Chery, em acordo recém-firmado, ficou de fora da premiação. Pois o foco, hoje, do departamento de compras Caoa é colocar a nova sociedade bem redondinha no que diz respeito à ren- tabilidade. E nestes primeiros movimen- tos da parceria isso significa, na prática, e basicamente, fazer e refazer cálculos para entender se o melhor é importar peças ou Por Bruno de Oliveira Dilema: autopeça brasileira ou chinesa e coreana. Caoa Montadora premia seus fornecedores de olho em crescimento de seu índice de nacionalização a partir da nova operação com a Chery em Anápolis, GO, e Jacareí, SP localizar a sua produção, de acordo com seu diretor Ivan Witt. “A melhor equação sempre será a de comprar material no mesmo lugar onde se produz o veículo, mas precisamos en- tender as condições para saber o que fa- zemos aqui e o que trazemos da Ásia. O câmbio é uma questão crítica. A moeda chinesa está se valorizando e talvez te- nhamos de fazer mais coisas aqui.” Parte fundamental desta conta é o Rota 2030, e por isso a empresa aguardará os próximos passos do governo federal para tomar suas decisões definitivas: “É funda- mental conhecer as regras do jogo”. Atualmente 68% das compras diretas Caoa, relativas à produção dos modelos Hyundai em Anápolis, GO, envolvem im- portados. Os 32% restantes são itens pro- duzidos aqui, o que, de qualquer forma, representa salto representativo quando o índice é comparado ao de 2014: meros 6%. Apesar da incerteza quanto à nova po- lítica federal para o setor automotivo há uma inclinação natural da Caoa em fazer crescer ainda mais essa fatia de produtos nacionais, conforme revela Witt: “Bancos
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