AD 344

48 Maio 2018 | AutoData EVENTO » SEMINÁRIO AUTODATA O Mercosul tem um dos parques in- dustriais automotivos mais impor- tantes domundo, mas as diferenças de legislação no Brasil e Argentina, seus maiores expoentes, impedem a pro- dução de um veículo 100% comum, com exatamente as mesmas especificações técnicas, em ambos os países para venda no vizinho. Este quadro, entretanto, deve mudar em breve – e o Seminário Auto- Data Novas Oportunidades do Mercosul, realizado em São Paulo na segunda-feira, 23 de abril, mostrou que empenho nessa direção não falta. Para Antônio Megale, presidente da Anfavea, que abriu o evento, “a conver- Por Redação AutoData O sonho do carro comum do Mercosul Seminário AutoData Novas Oportunidades do Mercosul mostra que a unificação produtiva real Brasil-Argentina está, finalmente, muito próxima gência é importante para enfrentar as dificuldades”. Ele mostrou números: no ano passado o Mercosul respondeu por mercado de 3,2 milhões e produção de 3,1 milhões de veículos, mas em 2013 os vo- lumes foram respectivamente 4,6 milhões e 4,3 milhões, ou seja: há claro potencial para crescer via retomada. As exportações interzona são de 74% e dos outros 26%metade vai para Colômbia e México. Juntos Brasil e Argentina pos- suem 76 fábricas, frota de 58 milhões de veículos e 3% da produção mundial. “É uma região pronta para avançar em produção, melhorar em produtividade e em competitividade.” Christian Castanho

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=