AD 344
46 Maio 2018 | AutoData FÁBRICAS » HONDA 8,7%, Hyundai, 9,3%, Ford, 9,5%, Volkswa- gen, 12,5%, Fiat, 13,4%, e General Motors, 18%. Em 2016 o cenário foi parecido, com Sumaré novamente respondendo por números que casam com a capacidade da fábrica: foram emplacadas 120,5 mil unidades de modelos nacionais naquele ano, sendo cerca de 56 mil HR-V, 28,5 mil Fit, 21 mil Civic e 15 mil City – o WR-V foi lançado em março de 2017. O resultado foi omesmo de 2017: oitava posição e 6% de participação. Em 2015 o limite teórico foi vencido am- plamente, com mais de 150 mil unidades demodelos nacionais Honda emplacadas, sendo 51 mil HR-V, 42 mil Fit, 31 mil Civic e 26 mil City. E apesar disso a marca angariou os mesmos 6% de participação em automó- veis e comerciais leves e a mesma oitava posição emvendas. Ou seja: a Honda está estacionada, em termos de mercado, nos últimos três anos. Para 2018 a previsão, segundo Takeu- chi, é elevar em 5% as vendas ante 2017, ou seja, algo ao redor de 136,5 mil unidades de modelos nacionais. SEM CADEADO Apesar da situação inédita no País o caso de Itirapina não foi exatamente o de passar uma corrente e um cadeado no portão e esperar o mercado reagir. Takeuchi confirma: apesar da operação em série jamais ter ocorrido em Itirapina houve firme processo de manutenção de maquinário ali. “Mesmo em se tratando de equipamentos novos esse processo periódico de manutenção é necessário para assegurar seu perfeito funcionamento quando do início efetivo das operações.” De acordo com a Honda trinta funcio- nários foram alocados em Itirapina desde que a fábrica ficou pronta para cuidado das máquinas e das edificações – ou seja, existia um custo para manter a fábrica fechada. Apartir de agora serão realizadas obras externas de acesso e infraestrutura para preparação do início das atividades fabris, que terá como primeiro passo efetivo a transferência do ferramental do Fit de Sumaré. Itirapina é fábrica completa, incluindo além da linha de montagem, operações de estamparia e solda, bem como pista de testes com 1,5 quilômetro. Ao todo há 8 quilômetros de ruas internas. A cabine de pintura, segundo a Honda, “apresenta ganhos em sustentabilidade com o pro- cesso de pintura à base de água que, alia- do ao uso de menor quantidade de tinta, é menos poluente, garantindo a mesma qualidade no acabamento”. Quem aguarda ansiosa o início de pro- dução em Itirapina é a Prefeitura. Segundo cálculos do município quando a fábrica estiver em plena atividade a receita deve dobrar só por causa do ICMS gerado pela Honda, saltando de R$ 60milhões para R$ 120 milhões, em números de 2016. Outros inúmeros empreendimentos também deverão voltar a andar na cida- de, em particular obras de condomínios residenciais e industriais que naturalmente pararam quando as operações da fábrica foram suspensas. O comércio local em geral, é claro, esfrega as mãos. Mas como os funcionários serão trans- feridos há um novo lamento a respeito, dessa vez de Sumaré, que por certo per- derá parte de sua receita como troca-troca promovido pela Honda. HONDA SUMARÉ Conclusão da fábrica: 1997 Início da produção: 1997, com Civic Capacidade: 120 mil/ano Modelos produzidos até 2021: Nenhum HONDA ITIRAPINA Conclusão da fábrica: 2015 Início da produção: 2019, com Fit Capacidade: 120 mil/ano Modelos produzidos até 2021: City, Civic, Fit, HR-V e WR-V
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