AD 344
34 Maio 2018 | AutoData INDÚSTRIA » FÁBRICAS P roduzir mais a um custo operacional menor. Este foi, e segue sendo, o cenário emque se viram inseridas as fabricantes de veículos instaladas no País nos últimos quatro anos, quando as vendas internas passaram a ser menores do que as dos anos anteriores. Ainda que pareça um paradoxo este quadro obrigou todo o setor a se transformar para reto- mar o rumo. Exportar mais, e para novos mercados, foi uma das saídas para trazer volume às fábricas, enquanto acelerar a vinda de novas famílias de veículos foi outra opção – neste caso, para renovar a gama e atrair novamente as atenções do consumidor. Estes fatores foram responsáveis não apenas por reverter os sinais de queda que figuraram no desempenho da indústria automotiva recentemente mas, também, por provocar mudanças profundas nos processos que envolvem a manufatura de veículos aqui. Já não fazemos carros, caminhões e ônibus como antes, algo que reverbera e ganha força nas montadoras e sistemistas. Ou seja: na esteira da dificuldade as empresas viram-se pressionadas a investir para se salvar. A alta demanda vista nas exportações e a chegada dos veículos novos, inclusive parte de projetos globais, fizeram comque Por Bruno de Oliveira MODERNIZAR PARA SE SALVAR Setor automotivo nacional incorpora processos mais modernos à produção. Os passos, embora lentos, indicam que a indústria sabe onde quer chegar.
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