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27 AutoData | Maio 2018 consideração por homens e mulheres de quase todas as idades. Assim pode-se dizer que o SUV é uma opção bastante democrática nesta análise”. O diretor da Nissan aponta ainda boa demanda pelo Kicks por pessoas com deficiência, na faixa denominada PCD: “Co- meçamos a explorar este segmento com o lançamento de uma versão específica, de menor tributação”. OFENSIVA DE SUVS Atenta ao crescimento do segmento no mercado nacional e ciente de que chegou atrasada à festa a Volkswagen prepara “a maior ofensiva de utilitários esportivos de sua história”, segundo suas próprias pala- vras. Alémdo investimento de R$ 2 bilhões para desenvolver e produzir o T-Cross no Paraná, incluindo ampliação da fábrica, modernização da manufatura, testes de certificação e validação, desenvolvimento local de peças e qualificação de pessoal, outras novidades na faixa estão nas pran- chetas dos seus engenheiros. “Serão vinte lançamentos até 2020, cin- co deles SUVs completamente novos, como é o caso do T-Cross”, confirmou Pa- blo Di Si, presidente e CEO da Volkswa- gen América do Sul. No total, a empresa investe atualmente R$ 7 bilhões no País. O primeiro a chegar às concessioná- rias foi o Tiguan Allspace, importado do México e com a mesma plataforma MQB do T-Cross. Oferece opções com cinco e sete lugares, inaugurando essa segunda opção nos SUVs VW. Outra montadora que aposta forte nos SUVs é a Chery, de Caoa, aquele que trou- xe o Tucson ao Brasil: o Tiggo 2 nacional já está nas revendas Caoa-Chery e, se as expectativas do executivo forem confir- madas, deverá fechar o ano com 9 mil emplacamentos. No lançamento do mo- delo o CEOMárcio Alfonso apostou que o preço, inferior ao dos rivais, pode seduzir aquele consumidor que deseja um SUV em sua garagem. Já a produção do T-Cross e sua chega- da ao mercado brasileiro, além de expor- tações aos principais mercados na região América do Sul, Central e Caribe, estão programadas para o primeiro semestre do ano que vem. Dada a nova safra de SUVs que mira o País, tanto nacionais quanto importados, não será exatamente uma surpresa esta faixa se tornar muito em breve a mais ven- dida do mercado: em termos porcentuais, acompanhando os critérios da Fenabrave, a diferença para o primeiro colocado no primeiro trimestre foi de apenas 4 pontos porcentuais – há um ano fora de pouco mais de 6 pontos, sendo que os modelos de entrada ainda estavam na segunda co- locação, mesmo que por mero 0,1 ponto porcentual de vantagem. A diferença dos SUVs para os hatches pequenos em março, isoladamente, foi de apenas 0,7 ponto porcentual. Falta pouco. Em março, isoladamente, a diferença dos SUVs para os hatches pequenos foi menor do que um ponto porcentual Divulgação/Jeep

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