AD 344

22 Maio 2018 | AutoData MERCADO » TENDÊNCIAS Roda a roda Os SUVs mais vendidos no Brasil no primeiro trimestre de 2018 – Em unidades mercado de SUV crescendo. E não só no Brasil, mas em todo o mundo”. Jeep Compass, Nissan Kicks, Hyundai Creta, HondaWR-Ve Renault Captur, den- tre outros, foram algumas das novidades que as montadoras apresentaram aos bra- sileiros nos últimos dois anos. Ampliaram o leque de ofertas de um segmento que, por muitos anos, foi dominado pelo Ford EcoSport, que mais tarde ganhou a com- panhia de Renault Duster, Honda HR-V e Jeep Renegade. O cenário estimula certo dilema Tos- tinesano: os brasileiros estão comprando mais SUVs porque o leque de novidades agora é muito vasto ou o leque de no- vidades agora é muito vasto porque os brasileiros estão comprando mais SUVs? AINDA CABEM MAIS Tania Silvestri, diretora da Jeep, calcula que “em mercados da América Latina os SUVs representam em torno de 30% das vendas e nos Estados Unidos chegam a 40%. Ainda vemos oportunidades de cres- cimento no Brasil e o segmento continuará acelerado”. Amarca, que faz parte da FCA, oferece no Brasil o portfóliomais completo de utilitários esportivos, sua especialidade única: desde o pequeno Renegade até o grandalhão Grand Cherokee, passando pelo seu último lançamento, o Compass, que rapidamente, e apesar do preço ele- vado, tornou-se nada menos que o líder em vendas de SUVs no Brasil. Para a executiva os veículos do seg- mento oferecem tudo que o consumidor local deseja: espaço interno, conforto, po- sição de dirigir elevada e força mecânica. Sobre os modelos Jeep enfatiza o fato de todos seremdesenvolvidos originalmente como SUVs, ao contrário de alguns veí- culos da concorrência, montados sobre plataformas que permitem outras varia- ções, como hatches ou picapes. “Nós somos o sinônimo da categoria: é comum alguém dizer que tem um ‘jipe’. Nossos modelos entregam o que prome- tem: têm chassi, transmissão e suspensão de SUV.” Até março o Compass foi o nono mo- delo mais vendido no ranking geral do mercado brasileiro, com cerca de 13 mil unidades. É o ponteiro da tabela de SUVs por margemminúscula ante HR-V e Kicks e ajuda a Jeep a liderar o segmento por marca, com aproximadamente 20% de participação. Silvestri acredita que a recuperação econômica brasileira será um fator im- portante para aumentar ainda mais a de- manda pelos veículos do segmento: “O SUV é aspiracional. O desejo de comprar um destes modelos temmuito a ver com a evolução financeira do consumidor, que normalmente migra de um sedã ou hatch”. Sergio Marchionne, presidentemundial da FCA, concorda com a diretora local da Jeep. Não por outra razão deu pessoal- mente o sinal verde para que a fábrica de Goiana, PE, onde são produzidos Renega- de e Compass, passe a produzir pratica- mente 24 horas por dia, graças à adoção inédita do terceiro turno. A extensão do 12 978 12 320 12 832 9 615 8 965 1º Jeep Compass 3º Nissan Kicks 2º Honda HR-V 4º Hyundai Creta 5º Jeep Renegade Divulgação/Jeep Divulgação/Honda Divulgação/Nissan Divulgação/Hyundai

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=