AD 344
20 Maio 2018 | AutoData MERCADO » TENDÊNCIAS A Volkswagen recebeu recentemen- te, em sua fábrica de São José dos Pinhais, PR, batalhão de convidados – autoridades, fornecedores, im- prensa etc – para anunciar a produção de seu primeiro utilitário esportivo nacional: é o T-Cross, montado sobre a plataforma MQB, a mesma de Polo e o Virtus pro- duzidos em São Bernardo do Campo, no ABCD Paulista. Os SUVs, forma mais comum para denominar os utilitários esportivos, gera- da pela sigla em inglês para Sport Utility Vehicle , dominam a lista dos últimos e próximos lançamentos nacionais de maior relevância. A euforia é justificável pelo de- sempenho deste segmento nas revendas: segundo a Fenabrave de janeiro a março respondeu por 109,8 mil unidades vendi- das, crescimento de 34,4% ante mesmo período de 2017. Esse resultado significa que neste ano um em cada quatro automóveis vendidos no mercado brasileiro é SUV. O segmento já é o segundo maior do País, superado apenas pelos hatches compactos. Deixou para trás até os sedãs, que antigamente atraíam muito a atenção do consumidor brasileiro. Carlos Alberto Oliveira Andrade, o Caoa, atesta. Ele, que agora também re- presenta a Chery no País, foi justamente um dos responsáveis pela popularização do segmento com o Hyundai Tucson e, depois, o Ix35: “O Brasil é SUV, disparado. Os sedãs estão perdendo mercado e o SUVé a pre- ferência nacional. Ainda existe espaço para os sedãs e os hatches, mas a gente vê o Por André Barros BRASIL, O PAÍS DOS SUVS Parece incrível, mas os SUVs deverão representar em breve o segmento mais vendido do mercado brasileiro. E acredite: falta bem pouco para isso acontecer. Divulgação/Nissan
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=