Pesquisa_SAE_BRASIL_Mobilidade_2021
62 Cap. #6 PESQUISA MOBILIDADE 2021 Veículos elétricos no Brasil O foco global mudou para a descarbonização, e a partir do mo- mento em que isso ocorreu o Brasil passou a ser um protagonista mundial no uso da biomassa. Poucos países têm essa fonte, e o Brasil precisa reconhecer que temuma forçamuito grande, precisa se impor, mostrar a importância da visão do poço à roda e de gerar alternativas para a energia que moverá os veículos elétricos. Os resultados da pesquisa não chegam a surpreender: a des- carbonização é um tema muito importante hoje. O veículo híbrido vai nessa direção. Os elétricos ainda são caros, mesmo os menores. As montadoras já estão trabalhando em ofertas para atender as metas de eficiência e há vários projetos no sentido dos híbridos, especialmente em conjunto com o uso do etanol, que em si é até mais descarbonizante do que os 100% elétricos. O Brasil terá várias alternativas, espaço para todos e soluções para cada caso e neces- sidade, incluindo os ICE com tecnologia flex. As respostas do estudo são o retrato do Brasil, que tem alter- nativas diversas de descarbonização – e que outros países que já investiram na eletrificação não têm. O País está na rota certa. Não há dúvidas de que o veículo elétrico virá: a questão é que tipo de energia será utilizada para alimentar o motor elétrico. As baterias ainda trazem dúvidas quanto a custo, reciclagem, impactos no meio ambiente etc. Há boas alternativas a elas, como a célula a hidrogênio e seu uso com etanol. O processo de transformação do powertrain veicular de com- bustão interna para elétrico passa necessariamente por políticas de incentivo, tanto para comercialização quanto produção local. É o caminho para tornar a eletrificação viável. E isso deve ser feito tanto para a descarbonização quanto para o acompanhamento global da indústria automotiva local. É preciso que se faça isso con- juntamente, não adianta olhar só um destes temas isoladamente, como já ocorreu em outros mercados. Devemos aprender com essas experiências. BESALIEL BOTELHO, Presidente e CEO da Robert Bosch Latin America Divulgação/Bosch
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=