Pesquisa_SAE_BRASIL_Mobilidade_2021

56 Cap. #6 PESQUISA MOBILIDADE 2021 Veículos elétricos no Brasil O cliente quer. Mas é possível? Não resta dúvida de que a ampla maioria dos consumidores entrevistados gostaria de ver nas lojas veículos elétricos à sua disposição para compra, repetindo cenário já observado em 2019. Do lado da indústria a maior parcela dos executivos considera isto viável, ainda que somente em parte, mas para um quarto dos entrevistados há dúvidas. Aqui também o quadro é bem semelhante ao observado há dois anos. Temos acompanhado investimentos maciços no desenvolvimento de veículos elétricos no exterior, mas a iniciativa é tímida aqui. Você gostaria de ter estes veículos à disposição para compra no Brasil? (%) 6, 9 3, 3 89, 7 Indeciso Não Sim Assim como em 2019, o potencial de adesão aos veículos elétricos no Brasil é considerável, porém também permanece cristalina a resposta de que o maior entrave para sua massificação é o custo. Conforme já mencionado no capítulo anterior, o modelo de oferta de carros por assinatura e a percepção de valor de investimento que ele proporciona, pode viabilizar a comercialização de carros elétricos populares no Brasil e, atingindo volumes significativos, também sua produção local. Ricardo Bacellar

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=