Pesquisa_SAE_BRASIL_Mobilidade_2021

45 Cap. #4 PESQUISA MOBILIDADE 2021 Preferências Experiência de compra dos consumidores O resultado da pesquisa reflete a situação econômica atual do país emque os clientes estão olhando não só o valor do veículo, mas o custo total de utilização incluindo o consumo de combustível, emplacamento e impostos como o IPVA. São fatores de compra mais racionais do que emocionais. Por outro lado, as montadoras têm investido bastante em conectividade e à medida em que os todos os modelos tenham essas tecnologias e mais serviços, a de- manda deve crescer. Os clientes hoje consideram vidro elétrico, direção hidráulica, ar-condicionado, como itens básicos, equipamentos de série do veículo. Aomesmo tempo procuram equipamentos de segurança, como câmera de ré, itens de conforto, como o câmbio automático e elementos de conectividade, como a integração comsmartphone. O cliente estámais exigente emais sofisticado, priorizando segurança, conforto e conectividade ao decidir por equipamentos e acessórios. É bom ver que os clientes concordam que uma parceria entre as montadoras e operadoras de celular pode ser umbom caminho para oferecer serviços de conectividade nos veículos. Por outro lado, uma discussão importante está relacionada ao tipo de serviço que será ofertado e o preço que os clientes estarão dispostos a pagar. Nos próximos anos deveremos ver uma evolução neste tema emais serviços sendo oferecidos neste modelo de parceria. RICARDO GONDO, Presidente da Renault do Brasil Divulgação/Renault

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