Pesquisa_SAE_BRASIL_Mobilidade_2021

40 Cap. #4 PESQUISA MOBILIDADE 2021 Preferências Experiência de compra dos consumidores Olhar para trás O sensor ou câmera de ré subiu ao topo da preferência por acessórios pelo consumidor, mostrando que a popularização desta tecnologia é muito bem aceita e desejada pelos clientes. Nota-se ainda que este movimento ocorreu de forma veloz – no estudo de 2019 o item não constava nem do top-5. Ao mesmo tempo o GPS perdeu participação, saindo do top-5, indicando que esta função passou a ser vista pelo consumidor mais como parte do smartphone do que do veículo em si – tanto assim que a preferência por integração com smartphone ganhou bastante relevância de 2019 para 2021. Painel digital e interface touchscreen também cresceram, lastreados pelo aumento da oferta destes itens em veículos para além do segmento de luxo. Assim como a pesquisa de 2019 identificou potencial para a criação de serviços de veículos por assinatura, que não existia na época, os consumidores, ante as hipóteses desse capítulo da pesquisa, podem estar sinalizando uma oportunidade para as montadoras, especialmente se considerarmos que veículos tecnologicamente mais simples serão menos impactados pela crise dos semicondutores e que com preços menores estes veículos poderão atrair potenciais compradores que hoje estão optando por modelos seminovos. Ricardo Bacellar

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=