Pesquisa_SAE_BRASIL_Mobilidade_2021

38 Cap. #4 PESQUISA MOBILIDADE 2021 Preferências Experiência de compra dos consumidores O custo, sempre ele O TCO, Total Cost of Ownership, continua a representar ponto mandatório no processo de escolha de um veículo novo, repetindo tendência verificada em 2019. E de lá para cá outro item ligado a custo, o consumo, cresceu significativamente – um provável reflexo do aumento nos preços dos combustíveis observado neste período. Avançou ainda a preferência por propulsão, mostrando que as discussões envolvendo os veículos elétricos estão na pauta do dia. Ao mesmo tempo caiu muito o interesse por possibilidade de compra via internet. A indústria se mostra fazendo uma boa leitura do consumidor nos três itens mais importantes, mas daí para baixo há variações. Enquanto os executivos veem conectividade e condições comerciais como relevantes, os consumidores preferiram qualidade de serviços de pós-vendas e rede de assistência técnica, temas correlatos, para só depois elencarem as condições comerciais, invertendo cenário de 2019. Ocorre que segundo dados da Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras, a Anef, a liberação de recursos para financiamento de veículos subiu mais de 20% nestes dois anos, ao mesmo tempo em que as taxas de juros se mantiveram próximas da estabilidade, o que reduziu a pressão sobre este tema no lado do comprador.

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=