Pesquisa_SAE_BRASIL_Mobilidade_2021

32 PESQUISA MOBILIDADE 2021 Experiência de compra dos consumidores Cap. #4 Preço, sempre um bom argumento de venda De 2019 para 2021 o porcentual dos entrevistados que comprariam um carro novo caiu de 50% para 44%, enquanto os que vão buscar um usado subiu de 36% para 40%. O índice dos que não vão comprar permaneceu estável em nível relativamente baixo, indicação clara de que a intenção de compra segue aquecida. A migração do novo para o usado, mesmo que não extremamente significativa, é reflexo do quadro geral e macroeconômico: além dos fortes aumentos nos preços dos 0 KM, de lá para cá o índice de desemprego cresceu de 12,3% para 14,6% (recorde histórico), segundo o IBGE, enquanto o índice de confiança do consumidor caiu de 88 pontos para 82, de acordo com a FGV. O próximo veículo que você comprará será um... (%) Novo Usado Não me imagino comprando um veículo 44, 3 40, 0 15, 7 O significativo crescimento de tecnologia embarcada nos veículos – que há muito deixou de ser privilégio do segmento premium – tem contribuído para o aumento dos custos de produção/venda em proporção bastante superior ao aumento da renda média dos brasileiros. Isso limita o acesso aos produtos e pode justificar a resposta dos consumidores sobre o interesse em abrir mão desses recursos, não incluindo itens de segurança, em troca de preço melhor. Márcio Stéfani

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=