Pesquisa_SAE_BRASIL_Mobilidade_2021

31 Modelo de negócios Cap. #3 PESQUISA MOBILIDADE 2021 O processo de distribuição da indústria automotiva está e vai continuar mudando para se adequar às novas necessidades e há- bitos de consumo do cliente no Brasil. Interessante ver nesta pes- quisa como a percepção e conhecimento sobre a Lei Ferrari e a sua abrangência é diferente entre os segmentos da cadeia de valor. Isso mostra a necessidade de uma discussão mais profunda e alinha- mento entre os players para a construção do futuro ecossistema. A digitalização os novos hábitos de consumo exigemque omo- delo de distribuição se adeque à realidade. A pesquisa demonstra que 35% dos entrevistados esperam redução superior a 30% no número de concessionárias que atuam no modelo tradicional. A tendência é que os showrooms fiquem cada vez menores e sejam mais digitalizados e o foco da operação fique cada vez mais para a área de pós-vendas. O consumidor tem buscado novas alternativas de mobilidade como car sharing, aluguel, carro por assinatura etc. Isso deve fo- mentar a venda direta através do surgimento de novas empresas fornecedoras desses tipos de serviços. Concluindo: a digitalização é uma realidade e as indústrias têm que se adequar a esse novo normal. Test drive, entrega técnica do produto, pós-vendas, dentre ou- tras atividades, sempre serão necessárias. A venda pela internet é uma realidade que veio para ficar. Mas não podemos esquecer da venda presencial. Ainda existem muitos consumidores que dão preferência por esse modelo. MAURO CORREA, Presidente da CAOAMontadora João Mantovani

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=