Pesquisa_SAE_BRASIL_Mobilidade_2021

22 PESQUISA MOBILIDADE 2021 Aspectos estratégicos Cap. #2 Em termos de estratégias de curto prazo, a pesquisa SAE/KPMG/ AutoData consegue identificar com clareza alguns novos mantras das indústrias do nosso setor, como o foco dos investimentos na transformação digital a serviço da produtividade e da melhoria da experiência dos clientes. Tambémaparece com força a necessidade de parcerias estratégicas, alianças e fusões, para bancar o custo ele- vadíssimo dessa transformação. E ainda o protagonismo crescente dos serviços ligados à mobilidade, que acabam moldando até a definição do portfólio de produtos de cada empresa. Para além de todas essas preocupações imediatas, não pos- so deixar de reforçar uma preocupação que deve estar presente em qualquer planejamento estratégico, que é a descarbonização do setor automotivo, uma contribuição fundamental no sentido de amenizar a emissão de gases do efeito estufa e as alarmantes mudanças climáticas. É necessário que todos os elos da cadeia automotiva tenham clareza sobre as rotas tecnológicas e energé- ticas que o Brasil terá nas próximas duas décadas. Outros países já definiram seus rumos para a mobilidade urbana e o transporte rodoviário. Um país com a relevância do nosso não pode perder esse passaporte para o futuro. LUIZ CARLOS MORAES, Presidente da Anfavea Christian Castanho

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=