BrazilAutomotiveGuide_2024

Ano 7 | Janeiro 2024

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O que você espera de um caminhão? Que ele faça mais entregas, certo? Até descobrir que ele pode ir além, que ele pode entregar ainda mais. É por isso que um Caminhão Volkswagen Euro 6 não é um caminhão qualquer: só ele é sob medida e só ele entrega mais. Entrega mais eficiência, com novos motores mais potentes e com até 8% de redução no consumo. Ou seja, melhora seu custo operacional e entrega mais lucratividade para o seu negócio. Entrega mais conforto, oferecendo cabines com excelente espaço interno, banco de couro sintético premium e ar-condicionado de série. Entrega mais segurança, prioridade da Volkswagen Caminhões e Ônibus, em que todos os modelos vêm com assistente de partida em rampa automático, controle de tração e controle de estabilidade de série. Porque nosso compromisso é entregar segurança no seu dia a dia. E entrega mais tecnologia. Os novos modelos possuem um moderno painel de instrumentos, com mais de 70 funções, que auxiliam o motorista em uma condução mais econômica, indicando o melhor momento para troca de marcha. Além disso, você conta com a conectividade RIO para melhor gestão da sua frota e com nova identidade visual: os caminhões trazem luz de condução diurna em LED. Tudo para melhorar a performance e o rendimento. Percebeu? Quanto mais nosso caminhão entrega, mais entregas você faz e mais sua empresa cresce. Mais que carregar, levar e transportar cargas, isso é agregar valor ao seu negócio. Volkswagen Caminhões e Ônibus. Sob medida para conectar você ao futuro e entregar mais valor no presente.

BAG DESEMPENHO & PERFIL • PERFORMANCE & PROFILE 86 MARCOPOLO 88 VOLARE PERFIL EMPRESARIAL CORPORATE PROFILE 128 132 134 126 130 6 20 42 56 80 102 142 14 32 48 68 90 136 144 152 ADIENT BOSCH AXALTA CONTINENTAL PARAFUSOS F2J DESEMPENHO & PERFIL PERFORMANCE & PROFILE FABRICANTES DE IMPLEMENTOS RODOVIÁRIOS ROAD TRANSPORT EQUIPMENT MANUFACTURERS FABRICANTES DE AUTOMÓVEIS E COMERCIAIS LEVES CAR AND LIGHT COMMERCIAL MANUFACTURERS SISTEMISTAS SYSTEMS FABRICANTES DE AUTOPEÇAS MANUFACTURERS AUTOPARTS FABRICANTES DE CAMINHÕES HEAVY DUTY TRUCK MANUFACTURERS FABRICANTES INDEPENDENTES DE MOTORES PESADOS INDEPENDENT HEAVY DUTY ENGINES MANUFACTURERS IMPORTADORES DE VEÍCULOS VEHICLE IMPORTERS FABRICANTES DE PNEUS TIRE MANUFACTURERS FABRICANTES DE MOTOCICLETAS MOTORCYCLE MANUFACTURERS ASSOCIAÇÕES DE CONCESSIONÁRIOS DEALERS ASSOCIATIONS MÁQUINAS AGRÍCOLAS E DE CONSTRUÇÃO AGRICULTURAL AND HIGHWAY CONSTRUCTION MACHINERY ENTIDADES ENTITIES CONJUNTURA SCENARIO FABRICANTES DE ÔNIBUS BUS MANUFACTURERS

BRAZIL AUTOMTIVE GUIDE JAN 2024 | AUTODATA 5 BAG EDITORIAL • EDITORIAL autodata.com.br AutoDataEditora autodata-editora @autodataeditora Diretor de Redação Leandro Alves Conselho Editorial Isidore Nahoum, Leandro Alves, Márcio Stéfani, Pedro Stéfani, Vicente Alessi, filho Colaboraram nesta edição Caio Bednarski, Roberto Hunoff, Soraia Abreu Pedrozo, reportagem e Pablo Blas, tradução Projeto gráfico/arte Romeu Bassi Neto Fotografia DR/divulgação Capa Gorodenkoff/shutterstock Comercial e publicidade tel. PABX 11 3202 2727: André Martins, Luiz Giadas Assinaturas/ atendimento ao cliente tel. PABX 11 3202 2727 Departamento administrativo e financeiro Isidore Nahoum, conselheiro, Thelma Melkunas, Hidelbrando C de Oliveira, Vanessa Vianna ISN 1415-7756 AutoData é publicação da AutoData Editora e Eventos Ltda., Av. Guido Caloi, 1000, bloco 5, 4º andar, sala 434, 05802-140, Jardim São Luís, São Paulo, SP, Brasil. É proibida a reprodução sem prévia autorização mas permitida a citação desde que identificada a fonte. Jornalista responsável Leandro Alves, MTb 30 411/SP Who could have guessed last January, when Brasilia was taken by terrorist hooligans who assaulted the buildings where the three branches of the Republic sit as they did not accept the official results of the election, that these institutional disturbances would not affect the recovery of the economy? Well, just a peek at the GDP results, the US currency stability, the Stock Exchange recording new peaks, unemployment at historical lows, and the automobile business surpassing all expectations did prove that there was a way out of the country’s troubles. And the short-term trends are optimistic. For in 2024, given the hurdles that were overcome, plus the good news gathered in 2023, there are no two ways about it: this will be a year of growth for the economy, and also for the local auto car business. Our automobile world is gearing up to receive two new car manufacturers, out of China, which are committed to producing both electrical and hybrid vehicles still in 2024, putting Brazil at the forefront of the global auto business. On account of this good news this BAG, Brazilian Automotive Guide, becomes an irreplaceable tool for executives and companies in the automotive chain. In its pages, the most relevant information for all companies in every segment of the automotive industry is put together and organized. This issue of BAG is the meeting point of every company that aims to increase its business base, by becoming a client, partner, or supplier. Come surf on the wave of optimism and all the information contained in this BAG, and it will help you to make 2024 an unforgettable year. Great business in 2024! Quem poderia dizer, em janeiro do ano passado, quando a Capital do País foi invadida por vândalos terroristas que depredaram a sede dos poderes por não aceitarem o resultado das eleições, que aquela turbulência institucional não atrapalharia a recuperação da economia? Pois os resultados expressivos para o PIB, o dólar estável, a Bolsa de Valores batendo recordes, o desemprego em seu menor nível histórico e o mercado de veículos superando todas as expectativas demonstraram que o Brasil tem jeito. E a tendência a partir de agora é otimista. Pois em 2024, diante da superação e das boas notícias colhidas em 2023, não há como dizer de outra forma: será um ano de crescimento da atividade econômica e, também, da indústria automotiva aqui. Nosso mundo automotivo prepara-se para receber duas novas fabricantes, de origem chinesa, que prometem produzir veículos híbridos e elétricos ainda este ano, colocando o País na vanguarda da indústria automotiva global. Por causa destas boas notícias este BAG, Brazil Automotive Guide, torna-se ferramenta indispensável para executivos e empresas da cadeia automotiva. Em suas páginas estão reunidas e organizadas as informações mais relevantes das empresas de todos os segmentos automotivos que atuam no País. O BAG é o ponto de encontro das empresas que pretendem fazer novos negócios tornando-se cliente, parceiro ou fornecedor. Aproveitem a onda de otimismo e toda informação contida neste BAG para transformar 2024 em um ano inesquecível. Bons negócios! Otimismo em pauta Optimism on the agenda

BRAZIL AUTOMTIVE GUIDE JAN 2024 | AUTODATA 6 Os cenários para veículos leves e pesados no Brasil foram bastante diferentes ao longo de 2023: enquanto o primeiro registrou leve alta nas vendas o segundo sofreu com a chegada dos motores Euro 6, que tornou os veículos mais caros, derrubando a produção e parte da demanda também. A última projeção da Anfavea para o fechamento total do ano, divulgada em dezembro, apontou para 2 milhões 290 unidades comercializadas, incremento de 8,8% na comparação com 2022, puxado pelos automóveis e comerciais leves. A projeção da Anfavea para 2024 é de crescimento de 6,1% nas vendas de leves e pesados, que chegarão a 2 milhões 450 mil unidades. Para a produção a alta deverá ser de 6,2%, somando 2 milhões 470 mil, e as exportações crescerão 0,7%, somando 407 mil unidades. Para o segmento leve, em 2023, a Anfavea apostou em vendas em torno de 2 milhões 180 mil unidades, incremento de 11,2% na comparação com 2022. Mas vale lembrar que no começo do ano a projeção era menor e durante o primeiro semestre o mercado sofreu com a falta de crédito disponível para financiamentos, com altas taxas de juros. 2023 diferente para leves e pesados 2023, a different year for light and heavy products The scenarios for both the light and heavy segments were rather different throughout 2023: whereas the former scored a slight increase in sales, the latter was negatively affected by the arrival of the Euro 6 engines, which made the vehicles more expensive, reducing production as well as demand, to an extent. Anfavea’s latest projection for the entire year, released in December, points out to a total of 2 million 290 thousand units sold, for an increase of 8.8% as compared to 2022, led by automobiles and light commercial vehicles. Anfavea’s projections for 2024 call for growth of 6,1% in sales of both light and heavy segments, which combined should reach 2 million 450 thousand units. In terms of production, the increase will be 6,2% adding up to 2 million 470 thousand, and exports will grow by 0,7%, reaching 407 thousand units. Concerning the light segment, in 2023 Anfavea is calling for sales in the neighborhood of 2 million 180 thousand units, for an increase of 11.2% as compared to 2022. But we should bear in mind that early in the year projections were lower and during the first half of the year the market toiled due to the scarcity of credit, with rather high interest rates. The retail end of the light models managed to increase its volume, after government incentives; the heavies were negatively affected by the Euro 6 Varejo de veículos leves conseguiu crescer, após impulsos do governo, e pesados sofreram com a chegada do Euro 6 BAG DESEMPENHO & PERFIL • PERFORMANCE & PROFILE

BRAZIL AUTOMTIVE GUIDE JAN 2024 | AUTODATA 7 BAG DESEMPENHO & PERFIL • PERFORMANCE & PROFILE Campo Largo | Caterpillar, Stellantis Curitiba | CNH Industrial, Volvo Pinhais | Komatsu Ponta Grossa | DAF São José dos Pinhais | Audi/VW, Renault Arujá | Komatsu Indaiatuba | Toyota Iracemápolis | Great Wall Motor Itirapina | Honda Mogi das Cruzes | AGCO, GM Pederneiras | Volvo Piracicaba | Caterpillar, CNH Industrial, Hyundai Porto Feliz | Toyota São Bernado do Campo | M-B, Scania, VW São Caetano do Sul | GM São Carlos | VW São José dos Campos | GM Sorocaba | CNH Industrial, Toyota Sumaré | Honda Suzano | Komatsu Taubaté | VW Canoas | AGCO Caxias do Sul | Agrale Gravataí | GM Ibirubá | AGCO Santa Rosa | AGCO Araquari | BMW Joinville | GM Itatiaia | Jaguar Land Rover Porto Real | Stellantis Resende | Nissan, VWCO Betim | Stellantis Contagem | CNH Industrial Juiz de Fora | Mercedes-Benz Sete Lagoas | Iveco Anápolis | CAOA Catalão | HPE Goiana | Stellantis Camaçari | BYD São Mateus | Agrale FABRICANTES DE VEÍCULOS NO BRASIL * * Unidades fabricantes de veículos, motores, partes, máquinas agrícolas e de construção (pode haver mais de uma fábrica em uma mesma localidade) BAHIA

BRAZIL AUTOMTIVE GUIDE JAN 2024 | AUTODATA 8 BAG DESEMPENHO & PERFIL • PERFORMANCE & PROFILE A retomada das vendas em maior volume ocorreu após a publicação da MP 1 175 pelo governo federal, que concedeu desconto de até R$ 8 mil para os veículos novos com preços de até R$ 120 mil, sendo que as montadoras aproveitaram para incrementar ainda mais os descontos, reduzindo suas margens. O movimento das montadoras também foi feito com alguns modelos para que eles ficassem posicionados na faixa de preço que permitia o acesso aos descontos da MP pelo consumidor. O governo liberou R$ 800 milhões para os descontos que foram consumidos em menos de dois meses. Porém, mesmo com o fim dos recursos disponíveis no programa, as montadoras continuaram oferecendo bons descontos em determinados modelos e isto também resultou em uma demanda mais forte ao longo do segundo semestre. Após o fim do programa a Anfavea revisou para cima a sua projeção para venda de leves, saindo de 2 milhões 40 mil unidades em janeiro para 2 milhões 102 mil em outubro. Chegando em dezembro houve mais uma revisão, outra vez para cima, para 2 milhões 180 mil veículos leves vendidos no ano. Na produção de veículos leves a expectativa, em janeiro, era de 2 milhões 267 mil unidades em 2023, porém, mesmo com o programa de descontos que impulsionou o mercado, a Anfavea revisou para baixo sua projeção, apostando em 2 milhões 245 mil e, em dezembro, revisou para baixo mais uma vez, esperando um volume de 2 milhões 325 mil. Este sobe e desce na produção foi causado pela maior importação de veículos para o mercado brasileiro, principalmente de modelos produzidos na Ásia, que ganharam espaço no País. Outro fator que afetou a produção foi o avanço de veículos asiáticos na América Latina, tradicional quintal de exportação da indústria automotiva brasileira, que perdeu espaço em quase todos os paíThe sales recovery took place after the release of the MP 1175 by the federal government, which granted discounts of up to R$ 8 thousand to new vehicles with price tags of up to R$ 120 thousand, and the manufacturers used the opportunity to further increase discounts, even if this meant reducing profit margins. This move by manufacturers was made on some specific models, aiming at positioning them in the price range that allowed them to hit the discount levels called for the MP. The government released R$ 800 million for the program, which was used up in less than two months. However, even when the resources to fund the program were no longer available, the manufacturers kept on granting sizeable discounts in some models, and this brought about a higher demand throughout the second half. After the program was folded, Anfavea revised upwards their projection for sales of the light models, moving from 2 million 40 thousand units in January to 2 million 102 thousand in October. The following December there was a new revision, again upwards, reaching 2 million 180 thousand light vehicles for the year. Concerning the production of the light vehicles, expectations in January were of 2 million 267 thousand units, but, even with the discount program which boosted the market, Anfavea revised downwards their estimate, projecting a volume of 2 million 245 thousand, and in December, yet another downwards revision, calling for a volume of 2 million 325 thousand. This up and down in production forecasts was brought about by higher import volumes, mainly of models produced in Asia, which are making inroads in this country. This factor also affected production in all of Latin America, a traditional spot for the Brazilian 41 Cidades/Cities 59 Fábricas/Factories 10 Estados/States 27 Associadas/Associates Indústria de veículos em 2023 Vehicle industry in 2023

BRAZIL AUTOMTIVE GUIDE JAN 2024 | AUTODATA 9 BAG DESEMPENHO & PERFIL • PERFORMANCE & PROFILE industry to export, which lost ground in all countries in the region due to the increased presence of Asian models. Given this scenario, shipments of light vehicles closed the year at roughly 404 thousand units, as compared to the 439 thousand units projected in January and revised in October to 397 thousand units. HEAVY SEGMENT In this segment, the arrival of engines Euro 6 was a major setback for the market, and it took almost half a year for the market to demonstrate its appetite for these vehicles. The forward buying movement, very strong at the end of 2022, impacted demand in 2023, as the clients had been served with Euro 5 models, which could be delivered to clients from January through June. Sales of trucks and buses started the year with a forecast of 128 thousand units, a projection published in January, which was maintained in December’s revision and the press conference last December by Anfavea, meaning a reduction of 11.1% when compared to 2022. PROFILE In 2023, a new group decided to install a plant in Brazil: BYD which already produced bus chassis in Campinas, SP, and purchased the old plant installed in Camaçari, BA, to produce light electrical and hybrid vehicles. The company assured that it will invest R$ 3 billion, with an initial capacity for up to 150 thousand vehicles per year. As a consequence, the auto business in Brazil totals 59 plants, in 10 states and 41 cities, and therefore Anfavea now counts with 27 members. It awaits for BYD and GWM to officially initiate local production, and hopefully join Anfavea. The total installed capacity is 4.5 million vehicles/year as well as 125 thousand agriculture and road machines, generating 1.2 million jobs, both direct and indirect. This setup makes Brazil the world’s 8th. largest car manufacturer as well as the 7th. largest internal market. Billings of the whole industry for 2022, the most recent year for which numbers are available, was US$ 53 billion, generating up to R$ 85 billion in taxes. The auto parts manufacturers total 498 companies associated with Sindipeças, which is the body representing the sector, with about 600 plants and offices installed in Brazil. ses da região por causa da maior participação dos veículos importados de outras regiões. Diante deste cenário os embarques de veículos leves encerraram o ano com cerca de 404 mil unidades, contra o volume de 439 mil unidades que foi projetado em janeiro e, em outubro, revisado para 397 mil. PESADOS Nos pesados a chegada dos motores Euro 6 foi um grande baque para o mercado, que demorou, pelo menos, um semestre para começar a aumentar o seu apetite por esses veículos. O movimento de pré-compra, que foi forte no final de 2022, também afetou a demanda em 2023, pois os clientes foram abastecidos com modelos Euro 5 que ainda podiam ser entregues de janeiro a junho. As vendas de caminhões e ônibus começaram o ano com a expectativa de chegar a 128 mil unidades, projeção divulgada em janeiro, que foi mantida na revisão de outubro e na entrevista coletiva de dezembro da Anfavea, representando queda de 11,1% na comparação com 2022. PERFIL Em 2023 mais uma empresa decidiu instalar fábrica no Brasil: a BYD, que já produzia chassis de ônibus em Campinas, SP, e comprou a fábrica da Ford instalada em Camaçari, BA, para começar a produzir veículos leves híbridos e elétricos. A empresa garantiu que investirá R$ 3 bilhões, com capacidade inicial para produzir até 150 mil veículos/ano. Desta forma o setor automotivo soma, no Brasil, 59 fábricas, em dez estados e em 41 cidades, com a Anfavea contando com 27 associadas e aguardando que BYD e GWM iniciem oficialmente a produção local para, possivelmente, ingressarem no quadro de empresas associadas. A capacidade fabril da indústria é de 4,5 milhões de veículos/ano e de 125 mil máquinas agrícolas e rodoviárias, gerando 1,2 milhão de empregos diretos e indiretos. Esse porte posiciona o Brasil como oitavo maior produtor de veículos no mundo e o sétimo maior mercado interno. O faturamento de 2022 do setor automotivo, dado mais atualizado no Anuário da Anfavea 2023, foi de US$ 53,6 bilhões, gerando R$ 85 bilhões em impostos recolhidos. As fabricantes de autopeças somam 498 empresas associadas ao Sindipeças, entidade que representa o setor, com cerca de seiscentas fábricas e escritórios instalados no Brasil.

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BRAZIL AUTOMTIVE GUIDE JAN 2024 | AUTODATA 14 BAG CONJUNTURA • SCENARIO O setor automotivo enfrentou, nos últimos anos, maré difícil de ser superada. Quando parecia que os desafios daquele momento dariam uma trégua novo percalço surgia. Foi assim com a persistente crise dos semicondutores, subproduto da pandemia, agravada pela guerra na Ucrânia. Mesmo com o fornecimento de chips apresentando certa melhora em 2023, no fim das contas, o mercado buscou um equilíbrio entre o ritmo de abastecimento dos semicondutores Vendas em 2024 podem superar expectativas e projeções Sales in 2024 could exceed estimates and projections The automotive industry has faced, in the last couple of years, a tide of events very hard to confront. When it appeared that the challenges at hand had been surpassed, a new barrier would come up. Such was the case of the semiconductor crisis, a by-product of the pandemic, which was made worse by the war in Ukraine. Even though the offer of chips has improved somewhat in 2023, at the end of the day the market regulated itself so as to make adjustments to account for the reduced Specialists believe in a more favorable situation given the anticipated interest rate cuts, better access to credit, and incentives for the production and sales of less polluting vehicles Especialistas creem em situação mais favorável com tendência de redução nos juros, maior acesso ao crédito e incentivos à produção e à compra de veículos que poluem menos Freepik

BRAZIL AUTOMTIVE GUIDE JAN 2024 | AUTODATA 15 BAG CONJUNTURA • SCENARIO demand of a more cautious consumer looking for a brand-new car. This happened mainly due to the sky-high interest rates, the tool chosen by the Central Bank to fight inflation, which made access to credit more selective as default rates climbed. This scenario entered 2024 even though estimates were in the opposite direction. There is the expectation that the yearend may see a rate of 9.25%, but, let us bear in mind that currently, the rate is 11.75% In its last presentation the previous year, Anfavea produced an estimate for the closing of 2023. From January through December, it was expected that the market would reach 2 million 308 thousand cars, light commercial vehicles, trucks, and buses, for an increase of 9.7% as compared to 2022. Concerning production, the estimate is 2 million 325 thousand units, for a slight reduction of 1.9% com uma demanda mais fraca por causa de um consumidor mais cauteloso ao comprar um 0 KM. E isto ocorreu, principalmente, devido aos juros nas alturas, justificativa do Banco Central para combater processo inflacionário, o que deixou o acesso ao crédito mais restrito frente ao aumento da inadimplência. Problema que adentrou neste 2024 apesar do tão aguardado alento das turbulências recentes. Há a expectativa de que o ano termine com taxa de 9,25%, mas, é preciso lembrar, que hoje os juros estão em 11,75%. Na última apresentação do ano passado a Anfavea estimou como seria o fechamento de 2023. No acumulado de janeiro a dezembro era esperada a venda de 2 milhões 308 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, alta de 9,7% ante 2022. Quanto à produção a expectativa é de 2 milhões 325 mil unidades, leve recuo de 1,9% na compa2 945 2 788 2 014 2 248 2 370 2 325 2 470 2 058 2 120 2 104 2 308 2 450 433,5 324,3 376,4 480,9 404 407 2019 2020 2021 2022 2023* 2024* Desempenho dos fabricantes de veículos no Brasil – 2019-2024* Performance of vehicle manufacturers in Brazil Em milhares de unidades/In thousands of units Produção/Production | Vendas/Sales | Exportações/Exports Fonte: Anfavea/*projeções

BRAZIL AUTOMTIVE GUIDE JAN 2024 | AUTODATA 16 BAG CONJUNTURA • SCENARIO ração anual. As exportações deverão recuar 16%, para 404 mil unidades, devido ao encolhimento de mercados como Chile e Colômbia além da escassez de divisas na Argentina. Para 2024 a perspectiva é de alta de 6,1% nas vendas, que devem alcançar 2 milhões 450 mil. A produção deverá chegar a 2 milhões 470 mil unidades, incremento de 6,2% frente a 2023. E as exportações deverão somar 407 mil unidades, mais 0,7%. Os resultados terão importante contribuição dos pesados, prejudicados pela mudança da tecnologia de seu motor, para o Euro 6, o que, além das dificuldades econômicas, elevou os preços dos veículos de 15% a 30%. É aguardado o crescimento de 13,6% das vendas de caminhões e ônibus, totalizando 146 mil unidades, e de 32,1% na produção desses veículos, chegando a 160 mil unidades. A exportação, 22 mil unidades, deverá empatar com 2023. O maior volume, no entanto, provém dos veículos leves, cujas vendas deverão somar 2 milhões 304 mil unidades, avanço de 5,7%, e a produção deverá atingir 2 milhões 310 mil unidades, aumento de 4,8%. A exportação de 385 mil carros deverá ficar 0,8% acima do ano passado. Com a expectativa de que o movimento de queda na Selic prossiga a Anfavea espera uma taxa de 9,25% ao ano em 2024. Na ponta, para o consumidor que deseja adquirir financiamentos para veículos, os juros ficarão em 23% ao ano, contra 26% no fim de 2023. MOBILIDADE VERDE Na avaliação de JR Caporal, fundador e CEO da Auto Avaliar, da Carflip e da MegaDealer, a demanda por 0Km deve continuar a crescer na esteira da aguardada recuperação econômica e da migração para modelos mais eficientes e sustentáveis. “Este crescimento será impulsionado por fatores como a melhora da economia, a redução da taxa de juros e a maior aprovação de crédito. As montadoras também devem lançar novos modelos no Brasil em 2024, incluindo veículos elétricos e híbridos. Isso aumentará a oferta de opções para os consumidores e contribuirá para o crescimento do mercado.” Caporal acredita que o governo federal deverá lançar programa de financiamento para a compra de veículos elétricos. Com a publicação do Mover, Programa Mobilidade Verde, sucessor do Rota 2030, está previsto R$ 19 bilhões em incentivos fiscais até 2028, sendo R$ 2,5 bilhões este ano, especificamente para promover a descarbonização. in the year-to-year comparison. Exports should be reduced by 16% to 404 thousand units due to the reduction of the Chilean and Colombian markets, besides the lack of hard currency in Argentina. For 2024 prospects call for an increase of 6,1% in sales, to 2 million 450 thousand units. Production should reach 2 million 470 thousand units, an increase of 6,2% vis-à-vis 2023. And exports should reach 407 thousand units, for an increase of 0,7%. Results will be significantly impacted by the heavy segment, which was hurt by changes in the technology of its engine to Euro 6, which among other effects, increased the prices of these vehicles by 15% to 30%. A growth of 13,6% is expected in the sales of trucks and buses, totaling 146 thousand units, and 32.1% in the production of these vehicles, getting to 160 thousand units. Exports, at 22 thousand units, should equal these of 2023. The largest volume, though, comes from light vehicles, where sales should total 2 million 304 thousand units, for an increase of 5,7%, and production should reach 2 million 310 units, or an increase of 4,8%. Exports of 310 thousand units will mean an increase of 0,8% over last year. Given expectations that the Selic rate reduction will continue in place, Anfavea envisions a rate of 9.25% per year in 2024. On one end of the market, for the consumer seeking to finance the acquisition of a new vehicle, the rates will be 23% per year, as compared to 26% at the end of 2023. GREEN MOBILITY As seen by Mr. J.R. Caporal, founder and CEO of Auto Avaliar, Carflip and MegaDealer, demand for brand new models should continue to grow as a result of the expected economic recovery and the migration to more efficient, sustainable models. “This growth will be fueled by factors such as improvement in the economy, interest rate reduction, and easier credit. Manufacturers are expected to come up with new models in Brazil in 2024, including electrical and hybrid models. This will increase the range of options the consumer will be able to choose from, and will spur market growth”. Mr. Caporal believes that the federal government will launch a program aimed at financing the acquisition of electrical vehicles. With the introduction of Mover, Programa de Mobilidade Verde, which supersedes Rota 2030, a total amount of R$ 19 billion in incentives is in place for the

BRAZIL AUTOMTIVE GUIDE JAN 2024 | AUTODATA 17 BAG CONJUNTURA • SCENARIO period up to 2028, with R$ 2.5 billion earmarked for this year, specifically to promote decarbonization. A special mention to the creation of green taxation, a “carrot and stick” system in the collection of the IPI tax which takes into account the source of the energy used, consumption rates, engine power, recyclability of vehicles, and the structural performance and the ADAS safety technologies. In other words, there will be a new table for the IPI tax, which should be published shortly by MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) taking all these new factors into account. Currently, the IPI on light vehicles is based only on power and on the fuel used by the engine. With the new table a hybrid flex with a 1.3 engine and better energy efficiency, therefore less CO2 emissions than a car with a gasoline 1.0 engine, for instance, will have a lower tax rate. MACROECONOMICS To Mr. Igor Rose, an economist with Itaú Unibanco, it is expected that the Brazilian GDP will grow by 2.9% in 2023, and by 1.8% this year: “I believe that 2024 will not be a year of crisis, a year of recession. To the contrary, the country will continue to grow over and above the average that we experienced in the pre-pandemic period, with some challenges nonetheless, such as high-interest rates and the fiscal and tax issues”, states. Mr. Rose points out that the Selic rate is still high on account of the external scenario, mainly due to our dependence on the US economy, where interest rates have recently gone up. “Being a country with higher risks, Brazil cannot put its interest rates at the same level as the Fed Funds, which go around 5.5% to 6.0%. So it is hard to foresee a Selic in the neighborhood of 6.5% to 7%. Should we do that, no foreign investor will be inclined to invest in Brazil, given our risk level”. As to the Tax Reform, passed in the last days of December, its main impact so far is that the fiscal benefits granted to manufacturers installed in the Northeast and Midwest regions, such as Stellantis, CAOA, HPE, and BYD will be renovated up to 2032, thus presenting an incentive to the production of flex, hybrid and electrical models. Destaque para a criação da tributação verde, sistema de recompensa e penalização na cobrança do IPI que considera a fonte de energia para propulsão, consumo energético, potência do motor, a reciclabilidade dos veículos e o desempenho estrutural e tecnologias de segurança ADAS. Ou seja: haverá nova tabela de IPI a ser publicada nos próximos meses, de acordo com o MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, considerando essas novas referências. Hoje o IPI de veículos leves baseia-se somente na potência e no combustível utilizado pelo motor. Com a nova tabela um híbrido flex com motor 1.3 e melhor eficiência energética e, consequentemente, menos emissões de CO2 na atmosfera do que um automóvel com motor a gasolina 1.0, por exemplo, terá imposto menor. MACROECONOMIA Para o economista do Itaú Unibanco Igor Rose o PIB brasileiro avançará 2,9% em 2023 e, neste ano, 1,8%: “Acho que 2024 não será um ano de crise, não será um ano de recessão. Ao contrário o Brasil continuará crescendo acima da média pré-pandemia, mas com alguns desafios, como os juros altos e a questão fiscal e tributária”, avaliou. Rose apontou que o piso da Selic está elevado devido ao cenário externo, principalmente pela dependência da economia dos Estados Unidos, onde os juros subiram nos últimos anos: “Por ser um País mais arriscado o Brasil não consegue deixar a nossa Selic no mesmo nível da Fed Funds, que está em 5,5% a 6%. Então é muito difícil ver uma taxa Selic de 6,5% a 7%. Se fizermos isto nenhum investidor estrangeiro pretenderá investir no Brasil dado ao nosso nível de risco”. Quanto à reforma tributária, promulgada também no fim do ano passado, o principal impacto no setor, por ora, é que o benefício fiscal concedido a montadoras instaladas no Nordeste e Centro-Oeste, como Stellantis, Caoa, HPE e BYD, será renovado até 2032, beneficiando a produção de veículos flex, híbridos e elétricos.

18 Com o objetivo de apoiar empresas que exportam componentes automotivos, a Cartrom assume o protagonismo no desenvolvimento de embalagens produzidas em papelão ondulado combinado com vários outros materiais, criando a linha SEC®️ , uma categoria de produtos que atende, de forma customizada, às necessidades de cada projeto. ções híbridas em embalagens que sejam inteligentes e econômicas, onde o papelão ondulado, combinado com vários outros materiais, possa proteger perfeitamente as peças que estarão sendo transportadas. Neste conceito, por exemplo, a embalagem de uma caixa de câmbio terá um formato bem diferente do que a de um sistema de escapamento. Embalagens inteligentes, econômicas e sustentáveis Tradicional e inovadora no segmento de embalagens de papelão ondulado, a Cartrom possui 33 anos de experiência, duas plantas industriais no sul do país (Vale dos Sinos, RS, e Curitiba, PR), tem forte presença comercial nos estados de SP, PR, SC e RS, com uma carteira de clientes focada nas multinacionais e grandes grupos nacionais do setor. Como um de seus diferenciais, a Cartrom desenvolve as embalagens de forma personalizada, de acordo com as peças que serão embaladas, visando maximizar a eficiência logística no transporte de componentes automotivos através de uma de suas linhas de produtos, a SEC®️ , que nasceu para atender às demandas de empresas que necessitam de uma embalagem estruturada para proteger seus produtos e que atendam a rígidos padrões técnicos e normas internacionais. “Desenhamos as melhores soluções de proteção para que nossos clientes tenham zero desperdício em toda a cadeia logística”, destaca o diretor executivo da companhia, Roberto Trombini. Pronta a oferecer soluções logísticas eficientes, o que envolve a proteção do componente em si, a economia de espaço nos modais de transporte – que está relacionada diretamente a custo – e a expedição just in time diretamente na linha de produção do cliente, a Cartrom desenvolve solu-

19 buscar ações que equilibrem os aspectos de sustentabilidade e performance econômica. Baseado nisso, nós estamos trabalhando em todas estas frentes para proporcionar a melhor experiência aos nossos clientes do segmento automotivo, buscando constante inovação com alternativas sustentáveis para proteção dos produtos deste ecossistema”. Como a linha SEC®️ é uma solução personalizada e customizada que protege cuidadosamente os componentes transportados, inclusive, utilizando o máximo espaço disponível de acordo com o modal de transporte, seja rodoviário, marítimo ou aéreo, os benefícios são duplos em qualquer cálculo de custo logístico: volume e peso. Todos estes aspectos estão alinhados ao propósito da Cartrom: proteger a evolução dos seus clientes. Atualmente, a Cartrom oferece a sua linha SEC®️ justamente para acondicionar componentes mais pesados, principalmente destinados à exportação. Essa linha foi desenvolvida para atender às demandas dos mercados automotivo e exportador, que são extremamente exigentes e repleto de regras impostas pelos clientes no destino final. Para os especialistas em logística, as embalagens da Cartrom são uma solução ideal pelos benefícios diretos de sustentabilidade e racionalização de custos. Empresas do setor automotivo que necessitam utilizar embalagens estruturadas para acondicionar produtos destinados à exportação e que atualmente utilizam embalagens confeccionadas com materiais de difícil destinação, principalmente a madeira, que sofre restrições crescentes pelo impacto negativo ao meio ambiente e por não ser uma alternativa sustentável, encontram na linha SEC®️ a solução do seu problema. Roberto Trombini enfatiza que “com a chegada do ESG nas empresas, nunca foi tão relevante

BRAZIL AUTOMTIVE GUIDE JAN 2024 | AUTODATA 20 BAG FABRICANTES DE AUTOMÓVEIS E COMERCIAIS LEVES • CAR AND LIGHT COMMERCIAL MANUFACTURERS Mais um ano de crescimento é esperado para o mercado de veículos leves no Brasil em 2024. A Anfavea, entidade que representa as montadoras instaladas no País, projeta vendas em torno de 2,3 milhões, volume 6,6% maior do que o registrado em 2023, de acordo com as projeções divulgadas antecipadamente em dezembro. Na mira do crescimento Shooting for growth Another growth year is expected for the light segment in Brazil in 2024. Anfavea, the body representing car manufacturers operating in the country, expects sales of about 2.3 million units, for a 6,6% increase higher than the volume recorded in 2023, as per projections published in December. Mr. Márcio Lima Leite, president of Anfavea, Anfavea and car manufacturers alike call for a light vehicle market increase in 2024, but with a few caveats along the way Anfavea e fabricantes projetam expansão do mercado de veículos leves em 2024, mas com alguns desafios no caminho Freepik

BRAZIL AUTOMTIVE GUIDE JAN 2024 | AUTODATA 21 BAG FABRICANTES DE AUTOMÓVEIS E COMERCIAIS LEVES • CAR AND LIGHT COMMERCIAL MANUFACTURERS Márcio Lima Leite, presidente da entidade, disse que o clima é de otimismo para 2024, esperando uma melhora também na produção e nas exportações, sendo que a primeira deverá avançar 3,3% e a segunda 2,1%. O presidente da Volkswagen, Ciro Possobom, foi um dos executivos que demonstrou maior otimismo para 2024, apostando em um mercado até 10% maior na comparação com 2023. Esse incremento será puxado pela redução da taxa de juros, “pelo mercado corporativo muito forte e pelo fato de todas as montadoras estarem com abastecimento pleno sem grandes faltas de componentes, apesar das guerras”. A Bright Consulting também faz parte do grupo de otimistas para 2024, projetando um mercado de até 2,4 milhões, que caso se torne realidade, representará alta de 11% sobre 2023. A GM também foi a mais cautelosa, projetando crescimento de 2% a 5% para o mercado interno brasileiro, de acordo com seu vice-presidente de comunicação e relações governamentais, Fábio Rua. O executivo ressaltou um ponto desafiador para o ano que vem, que é a capacidade ociosa: “Podemos produzir 750 mil carros, nosso desejo é fazer pelo menos 600 mil. Temos mais de 350 fornecedores. E espero que 2024 seja melhor do que o resultado de 2023”. A Stellantis não divulgou sua projeção para 2024 mas demonstrou otimismo com o mercado brasileiro, de acordo com seu CFO para América Latina, Carlos Kitagawa: “A nossa região é muito significativa para a Stellantis no mundo e nós temos, sem dúvida, a crença de que continuaremos a investir muito forte aqui. Então, estamos prestes a anunciar o maior investimento da indústria automotiva no Brasil e isto será em breve porque inclui nosso processo de descarbonização”. O presidente da Nissan, Gonzalo Ibarzábal, também optou por não cravar um porcentual de expansão para 2024, mas revelou que aposta em expansão para o mercado interno por causa da “baixa dos juros acompanhada de sinais de avanço na economia”. Mauro Correia, presidente da HPE, que representa as marcas Mitsubishi e Suzuki no Brasil, disse que sua expectativa é um pouco mais cautelosa, aumento de 5% sobre 2023. Mas este avanço está diretamente ligado a alguns fatores: “Dependerá de algumas ações do governo. Se o dólar ficar de R$ 5 a R$ 5,10, e a Selic na faixa dos 9%, será muito bom para o mercado”. stated that the mood is one of optimism for 2024, with positive developments also in production and exports, with increases projected at 3.3% and 2.1% respectively. Mr. Ciro Possobom, Volkswagen’s president, was one of the most optimistic executives concerning 2024, calling for an increase of up to 10% when compared to 2023. This increase will be brought about by the decrease in interest rates, “by a very strong corporate market and by the fact that all car manufacturers enjoy full supply without major component shortages, despite the wars”. Bright Consulting is among those more sanguine concerning 2024, foreseeing a market as high as 2.4 million; should this scenario materialize, it will mean an increase of 11% in comparision to 2023. GM was a bit more cautious, calling for an increase in the 2 to 5% range for the domestic market, according to its vice president for communication and government affairs. Mr. Fabio Rua. The executive pointed out a challenge for next year, namely idle capacity: “We can produce 750 thousand vehicles; our aim is to produce at least 600 thousand. We have over 350 suppliers. And I expect 2024 to be better than 2023”. Stellantis did not disclose its forecast for 2024, but expressed optimism concerning the Brazilian market, according to its CFO for Latin America, Mr. Carlos Kitagawa: “Our area is very significant for Stellantis worldwide, and we are convinced beyond any doubt that we will continue to invest heavily in the local market. Accordingly, we are on the verge of announcing a major investment in the car industry in Brazil. This will happen soon, as it includes our decarbonization process”. The president of Nissan, Mr. Gonzalo Ibarzábal, also chose not to pinpoint a specific percentage for growth in 2024, but disclosed that he is a believer in growth for the internal market “as a result of decreasing interest rates, coupled with hints of economic growth”. Mr. Mauro Correia, president of HPE, which represents the Mitsubishi and Toyota brands in Brazil, said that his expectations are a tad more cautious, calling for an increase of 5% over 2023. But this is tied to some factors: “It will depend on some actions the government will take. Should the dollar stay within the R$ 5.00 to R$

BRAZIL AUTOMTIVE GUIDE JAN 2024 | AUTODATA 22 BAG FABRICANTES DE AUTOMÓVEIS E COMERCIAIS LEVES • CAR AND LIGHT COMMERCIAL MANUFACTURERS Lima Leite, da Anfavea, mantém seu tradicional otimismo cauteloso para 2024, mas reconheceu que existe uma série de desafios a serem superados e o maior deles é o acesso ao crédito para financiamentos. Sua expectativa é de retomada da demanda com força assim que houver redução na taxa de juros praticada pelo mercado, já que o segmento de entrada é o que mais sofre, porque tem compradores em busca de carros novos, mas a compra torna- -se inviável por causa dos juros: “É onde temos um potencial muito grande para que o Brasil recupere a explosão em termos de mercado interno”. O presidente da Anfavea também afirmou que outro ponto de atenção são as importações, tanto das montadoras instaladas no Brasil quanto das importadoras: “Quando uma indústria não mantém um ritmo crescente, não corre só o risco de perder aquela produção e aquele tempo, corre o risco de não se recuperar se ela não ocupar seu espaço. O investimento que deixa de ser feito no País não tem garantia de que será recuperado. Temos hoje de R$ 60 bilhões a R$ 70 bilhões de investimentos no setor automotivo, empresas grandes escolheram o Brasil para produzir, em especial a GWM e a BYD. Mas temos potencial para aumentar o ritmo dos investimentos”. Segundo ele as importações cresceram muito, chegando a mais de 270 mil unidades de janeiro a outubro de 2023, volume que representa quase todo o mercado da Argentina, ou boa parte do mercado do Chile: “Isso acende um alerta, sim, junto com a queda de exportações. Perdemos competitividade para países como Argentina, Colômbia e Chile, e por sorte o México cresceu e nossas exportações se mantiveram num percentual razoável”. 5.10 range and Selic in the 9% range, it will be beneficial for the market”. Mr. Lima Leite, from Anfavea, maintains his traditional cautious optimism for 2024, but admits the existence of a number of challenges that will have to be met, and the most significant is access to credit. He believes that demand will pick up for good as soon as the interest rates go down, given that the market entry segment is the most liable to be affected, as buyers are after brand new cars, but interest rates might make the purchase not feasible. “This is a huge factor to make the internal market grow significantly”. The Anfavea president also stated that a major point of interest are imports, both for those manufacturers established in Brazil as well as importers”. “When any given industry is not in a position to maintain increasing volumes, not only it risks losing that production and that time, it also runs the risk of not being in a position to get back the place in once enjoyed. Investments not made in the country not necessarily will be made at a later date. Today we have from R$ 60 billion to R$ 70 billion investments in the car market; big companies have picked Brazil to produce, especially GWM and BYD. But we have the potential to increase the pace at which these investments will be made”. According to Mr. Lima Leite, imports have grown substantially, reaching 270 thousand units from January through October 2023, a volume that virtually equals that of Argentina, or a major chunk of the Chilean market: “This is a warning light, when coupled with the decrease in exports. We lost competitiveness to countries such as Argentina, Colombia and Chile. Luckily, the Mexican market grew and our exports were maintained at a very reasonable level”.

BAG FABRICANTES DE AUTOMÓVEIS E COMERCIAIS LEVES • CAR AND LIGHT COMMERCIAL MANUFACTURERS BRAZIL AUTOMTIVE GUIDE JAN 2024 | AUTODATA 24 AUDI www.audi.com.br FÁBRICAS PLANTS (1) São José dos Pinhais, PR CAPACIDADE DE PRODUÇÃO ANUAL YEARLY PRODUCTION CAPACITY Não divulgado; not available EXPORTAÇÕES EXPORTS Não há; none FUNCIONÁRIOS EMPLOYEES 2 531 PRODUTOS PRODUCTS Automóveis; cars PRESIDENTE & CEO PRESIDENT & CEO Daniel Rojas DIRETORIA EXECUTIVE BOARD Philippe Siffert, CFO e Diretor de Finanças; CFO and Finance Director Diego Borghi, Diretor de Vendas; Sales Director Antônio Calcagnotto, Diretor de Assuntos Institucionais; Institutional Affairs Director Milena Araújo, Diretora de PósVendas; After Sales Director Karine Fernandes, Diretora de Recursos Humanos; Human Resources Director Gerold Pillekamp, Head de Comunicação; Communications Head TELEFONE PHONE 0800 777 2834 BMW GROUP BRASIL www.bmw.com.br www.mini.com.br FÁBRICAS PLANTS (1) Araquari, SC CAPACIDADE DE PRODUÇÃO ANUAL YEARLY PRODUCTION CAPACITY 32 000 EXPORTAÇÕES EXPORTS Não há; none FUNCIONÁRIOS EMPLOYEES 1 000 PRODUTOS PRODUCTS Automóveis e SUVs; cars and SUVs CEO Maru Escobedo DIRETORIA EXECUTIVE BOARD Otávio Rodacoswiski, Diretor Geral da Fábrica do BMW Group em Araquari; General Director of BMW factory in Araquari TELEFONE PHONE 11 5186 0400 BYD DO BRASIL www.byd.com.br FÁBRICAS PLANTS (3) Campinas, SP Camaçari, BA CAPACIDADE DE PRODUÇÃO ANUAL YEARLY PRODUCTION CAPACITY 150 000 (2025) EXPORTAÇÕES EXPORTS Não há; none FUNCIONÁRIOS EMPLOYEES Não disponível; not available PRODUTOS PRODUCTS Automóveis elétricos e híbridos, ônibus elétricos e processamento de lítio e ferro fosfato; electric and hybrid cars, electric buses and lithium iron phosphate processing CEO AMÉRICAS CEO AMERICAS Stella Li DIRETORIA EXECUTIVE BOARD Tyler Li, Presidente; President Alexandre Baldy, Conselheiro Especial; Special Advisor Peipei Cao, CFO; CFO Henrique Antunes, Diretor de Vendas; Sales Director Pablo Toledo, Diretor de Marketing e Comunicação; Marketing and Communications Director Marcello Von Schneider, Diretor Institucional; Institutional Director Bruno Paiva, Diretor de Vendas de Ônibus; Bus Sales Director CAOA www.caoa.com.br FÁBRICAS PLANTS (2) Jacareí, SP, e Anápolis, GO CAPACIDADE DE PRODUÇÃO ANUAL YEARLY PRODUCTION CAPACITY 136 000 EXPORTAÇÕES EXPORTS Não há; none FUNCIONÁRIOS EMPLOYES 7 500 PRODUTOS PRODUCTS Automóveis, SUVs e comerciais leves; cars, SUVs and light commercial CEO Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho DIRETORIA EXECUTIVE BOARD Annuar Ali, Vice-Presidente; Vice President Roberto Pedrosa, Diretor Comercial; Commercial Director Milton Celestino, Diretor Comercial; Commercial Director Roberto Kovacs, Diretor Comercial; Commercial Director Leonardo Lukacs, Diretor de Engenharia; Engineering Director TELEFONE PHONE 0800 77 24379

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