Guia_Caminhoes2018

4 editorial Otimismo, afinal Demorou mas o otimismo voltou a fazer parte das conversas da indústria fabricante de cami- nhões. Dois anos após uma das piores crises que atingiu o País, as vendas voltam a subir e as empresas acreditam que seja possível encerrar o ano com 65 mil veículos distribuídos ao mercado. Para a economia de um modo geral o otimismo dos produtores de caminhão é um bom sinal porque trata-se de um dos grandes termôme- tros da situação da economia brasileira. Porém ele não é completo e está ligado ao papel que o novo governo e seus agentes devem ter perante o mercado. Este guia traz também uma visão detalhada da edição do Salão Internacional de Veículos Comerciais ocorrido em Hannover, o IAA. O evento é considerado a mais importante mostra de caminhões e ônibus do mundo e teve como tema “driving tomorrow” ou “dirigindo amanhã”. Em resumo, o IAA 2018 funcionou, na prática, como divisor de águas para o mercado europeu de veículos comerciais. Isso porque a indústria aproveitou o momento para praticamente romper com o passado mostrando ao mundo as novas tecnologias de veículos elétricos e híbridos elétricos. A explicação é simples: os objetivos traçados pelo Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e pelo Acordo de Paris exigem a presen- ça de veículos elétricos a bateria na criação de um sistema de transporte comercial livre de energia fóssil até 2050. E para se chegar lá, o início da evolução técnica, principalmente no que se refere aos veículos destinados aos cen- tros urbanos, tem que começar já. Assim, em breve essas novidades estarão circu- lando pelas ruas e estradas dos principais merca- dos internacionais, incluindo o brasileiro. Conheça algumas delas neste guia. Os Editores

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=