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5 » EDITORIAL AutoData | Abril 2018 Por Marcos Rozen, editor E o cliente, como fica? D ia desses chegou à nossa Redação inquietante sugestão de pauta: assessora de imprensa oferecia entrevista com advogado cujo escritório obtivera decisão favorável a uma concessionária – desembargadora entendeu que não cabia à revenda solidariedade passiva diante de peça que deveria ter sido enviada pela fábrica e não o foi. O caso fez com que o veículo do cliente ficasse parado por três meses na oficina. Independente da decisão judicial envolvendo o caso, e também do esforçado trabalho do escritório de advocacia e de sua presti- mosa assessoria de imprensa, parece que alguém se esqueceu de fazer uma pergunta: e o consumidor nessa história, como ficou? Bem, o cliente, é claro, ficou a pé e comumproblema namão, considerando que a Justiça decidiu que a concessionária não pode fazer nada e que o dono não carro não tem como ir diretamente à fábrica reclamar, pois quem desempenha o papel de conectar a montadora com o comprador é a concessionária. Sem o saber talvez este caso, ainda que em uma nano esfera dentro do universo automotivo, sirva como excepcional exemplo do que devemudar na nossa indústria daqui para frente. Enquanto loja emontadora brigavampara ver quem tinha razão o problema do consumidor em si foi minimizado. Quase esquecido. Este exemplo, aliado a tantos e tantos e tantos outros, talvez ajude a explicar a razão de um enorme desestímulo da juventu- de em comprar carros. Justo um carro, que tanto fazia pulular a imaginação e as prioridades daqueles que chegavam à beira dos 18 anos algum tempo atrás. É sobre isso que fala uma de nossas reportagens principais dessa edição: o consumidor do futuro, mais do que exigir novas tecnologias, limpas ou sujas, fará mudar vários entendimentos da indústria sobre si mesma – e ela certamente os atenderá em nome da própria sobrevivência. Será uma inversão total de valores. Destaque ainda para outra construção de cenário que ten- tamos antecipar rumo a 2025, a que diz respeito a como seriam abastecidos, afinal de contas, os elétricos – uma discussão mais importante e relevante, hoje, do que os carros em si, certamente. Chamamos sua atenção tambémpara a reveladora entrevista de Carlos Alberto Oliveira Andrade, o Caoa, que contou tudo so- bre como e o que será a Chery. Ele nos recebeu em sua casa – e não abria estas portas à imprensa havia quatro anos. É por nossa relevância, amigos. E quemsabe, também, por nosso bomhumor... Diretoria Márcio Stéfani, publisher Conselho Editorial Márcio Stéfani, S Stéfani, Vicente Alessi, filho Redação Leandro Alves, diretor adjunto de redação e novos negócios, Marcos Rozen, editor Colaboraram nesta edição André Barros, Bruno de Oliveira, Caio Bednarski, Gilmara Santos Projeto gráfico/arte Romeu Bassi Neto Fotografia DR e divulgação Foto Capa Divulgação/ CAOA/Mercedes-Benz Mídias sociais Allex Chies Comercial e publicidade tel. PABX 11 5189 8900: André Martins, Érika Coleta, Luiz Giadas Assinaturas/ atendimento ao cliente tel. PABX 11 5189 8900 Departamento administrativo e financeiro Isidore Nahoum, conselheiro, Thelma Melkunas, Hidelbrando C de Oliveira Distribuição Correios Pré-impressão e impressão Eskenazi Indústria Gráfica Ltda., tel. 11 3531-7900 ISN 1415-7756 AutoData é publicação da Au- toData Editora Ltda., rua Pascal, 1 693, 04616-005, Campo Belo, São Paulo, SP, Brasil. É proibida a reprodução sem prévia autorização mas permitida a citação desde que identificada a fonte. Jornalista responsável Márcio Stéfani, MTB 16 644 www.autodata.com.br AutoDataEditora autodata-editora @autodataeditora

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