AutoData - BMW moderniza fábrica de Araquari
Montadora
15/03/2019

BMW moderniza fábrica de Araquari

Imagem ilustrativa da notícia: BMW moderniza fábrica de Araquari
Foto Jornalista Caio Bednarski

Caio Bednarski

Mogi Guaçu, SP – Os R$ 125 milhões que a BMW investiu para produzir a nova geração do Série 3 e do SUV X4 em Araquari, SC, trouxeram mais automação a diversas áreas da fábrica – que se prepara para abastecer o mercado com o sedã a partir de julho. Sua diretora de relações governamentais, Gleide Souza, afirmou que o foco principal foi a área de solda.

 

“Em pontos onde o acesso é complicado instalamos quatro robôs, que agora fazem o trabalho”, disse a executiva, acrescentando que algo semelhante foi feito na aplicação de cola e na linha de que faz subconjuntos para a carroceria, agora com 90% de automação, segundo seus cálculos. “Também automatizamos a área de alinhamento das portas. Com essas mudanças, a fábrica evoluiu bastante desde a sua inauguração em 2014”.

 

As linhas já produzem, ainda em processo de testes, algumas unidades da nova geração do Série 3. Até julho o modelo será oferecido ao mercado brasileiro em duas versões importadas da Alemanha – e que já estão em pré-venda, chegando às concessionárias na quinta-feira, 28.

 

O Série 3 recebeu mudanças visuais, porém a grande novidade está no interior: um kit multimídia que oferece inteligência artificial, com diversas funcionalidades para o motorista, como acionar o ar-condicionado e tirar dúvidas sobre alertas que aparecem no painel por meio de informações armazenadas na nuvem, dentre outras.

 

A inteligência artificial já compreende 90% do idioma português e, conforme os usuários forem usando, armazenará o conhecimento e aumentará sua capacidade de compreender a língua – mas, segundo a BMW, o sistema não entende gírias. Mesmo com o modelo sendo produzido no Brasil essa tecnologia será importada da Alemanha e adaptada pela equipe de engenharia nacional.

 

A BMW não divulgou sua projeção de vendas para o modelo, mas Souza disse que a expectativa para o mercado é de expansão de 10% e que a companhia quer acompanhar esse crescimento. No ano passado vendeu pouco mais de 11 mil unidades.

 

Aksel Krieger, CEO da empresa no Brasil, disse que o País é um mercado emergente com muito potencial e que trabalhará para colocá-lo no mesmo patamar de outros mercados globais.

 

O Série 3 tem motor 2.0 turbo de 258 cv, com câmbio automático de oito marchas da ZF. Oferece, de série, itens como ar-condicionado de três zonas e direção totalmente elétrica, novidades do modelo que se juntam à frenagem emergencial em caso de colisões, alerta de mudança de faixa involuntária, piloto automático adaptativo, GPS com informações em tempo real de trânsito, serviço de concierge e de alerta de manutenção de componentes, Apple CarPlay e alerta de colisão traseira.

 

A versão de entrada, importada, custa R$ 219 mil 950 e a topo de linha R$ 269 mil 950.

 

Foto: Divulgação.