AutoData - Honda Fit já está nas linhas de Itirapina
Empresa
15/02/2019

Honda Fit já está nas linhas de Itirapina

Imagem ilustrativa da notícia: Honda Fit já está nas linhas de Itirapina
Foto Jornalista  Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

São Paulo – Os primeiros modelos Honda começaram a ser montados na fábrica de Itirapina, SP – para onde toda a estrutura de Sumaré, SP, se mudará. Ainda em fase de testes o Fit começou a ser produzido na nova unidade, que, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Limeira tem um terço dos 2 mil funcionários esperados para compor o quadro trabalhando nas linhas.

 

Planejamento inicial da companhia, divulgado em abril do ano passado, indicava produção em janeiro, mas os testes na unidade foram estendidos. De acordo com o sindicato está mantida a projeção de produção de 90 unidades/dia. A empresa ainda definirá o cronograma de produção dos demais modelos nacionais, os sedãs City, Civic e os SUVs WR-V e HR-V.

 

A Honda produz veículos em Sumaré desde 1997, quando começou com o Civic – com volume diário de vinte unidades. A produção do monovolume Fit veio mais tarde, em 2003. Em 2005 a fábrica recebeu aporte de US$ 100 milhões para aumentar capacidade de produção. Em 2009, passou a produzir o hatch City e, em 2015, o HR-V.

 

A produção em Itirapina, segundo a Honda, tem estrutura para produzir todos os modelos nacionais. A capacidade nominal da fábrica é de 120 mil unidades/ano. Em Sumaré, após a mudança completa das linhas de produção, funcionará centro de produção de motores e de componentes, de desenvolvimento de automóveis, estratégia e gestão de negócios.

 

O planejamento da Honda tem como objetivo fazer com que as unidades trabalhem de forma complementar “para proporcionar maior flexibilidade no processo de produção”. Uma das áreas que permanecerão em Sumaré, a de Powertrain, recebeu investimentos recentes para fortalecer a exportação de motores para a Argentina e o México.

 

Foto: Divulgação.