Vendas



Taxa de conversão de concessionárias é de 13%

Por Redação AutoData

- 11/10/2018

São Paulo – De cada oito pessoas que visitam uma concessionária, uma fecha negócio e volta para casa com um zero quilômetro. O índice que mede a conversão de fluxo na loja em venda efetiva, hoje 13%, foi levantado pela empresa de tecnologia In Loco em um estudo feito com exclusividade para AutoData.

 

A In Loco tem como base 60 milhões de consumidores que autorizaram aplicativos parceiros da empresa instalados em seus smartphones a fornecer dados de localização e que, no primeiro semestre, frequentaram uma concessionária das dez maiores marcas do País.

 

Segundo a analista Raiza Oliveira os 13% de taxa de conversão foram alcançados ao analisar a relação da média de visitante único por loja nas redes das dez marcas principais, alcançado com os aplicativos, e a média de emplacamentos por loja, obtida com os dados da Fenabrave fornecidos pelo Renavam: “Como o número de concessionárias varia muito dependendo da marca, dividimos o número de visitas e o número de emplacamento pelo número de lojas, para uma análise coerente dos dados”.

 

A taxa de conversão varia de marca para marca, mas nenhuma das analisadas pelo estudo se aproxima de um resultado próximo dos 100%. Segundo o estudo da In Loco, Nissan e Jeep atraem um número razoável de visitantes, mas têm média de emplacamento baixa por loja. Fiat, Ford, General Motors, Mitsubishi, Renault e Volkswagen têm taxa de conversão mais coerente, com poucas visitas em cada loja e baixo número de emplacamento por revenda.

 

Honda, Hyundai e Toyota, por sua vez, apresentaram resultados melhores: bom índice de fluxo nas lojas e número mais elevado de licenciamentos por ponto de venda.

 

O estudo feito para AutoData também traz um ranking inédito de média de visitantes únicos por concessionárias das dez marcas com maior volume de vendas no País. A Hyundai registrou a maior média de visitantes únicos, fechando o ranking em posição de destaque.

 

Segundo o estudo da In Loco Toyota, Honda, Jeep e Nissan ocupam um segundo pelotão e a GM fica no terceiro escalão, isolada. Fiat, Ford, Mitsubishi e Renault compõem o último grupo.

 

Na terça-feira, 16, às 14h15, a In Loco fará, durante o Congresso AutoData Perspectivas 2019, uma apresentação com os pormenores do estudo feito com exclusividade para AutoData.

 

Foto: Divulgação.