AutoData - Novas linhas da GM Joinville já estão em testes
Motores
21/09/2018

Novas linhas da GM Joinville já estão em testes

Imagem ilustrativa da notícia: Novas linhas da GM Joinville já estão em testes
Foto Jornalista Caio Bednarski

Caio Bednarski

Joinville, SC – A General Motors começou os testes de algumas das seis novas linhas de produção de motores da fábrica de Joinville, SC, e de outras máquinas que já foram instaladas no novo prédio de 46,8 mil m². Luiz Duccini, gerente geral da unidade, disse que depois dos testes as máquinas estarão liberadas para operar e aguardarão o fim do processo de expansão para começar os trabalhos.

 

A expansão da fábrica de motores foi anunciada em fevereiro, com aporte de R$ 1,9 bilhão, e começará a operar até a metade de 2020. Com o investimento a capacidade chegará a 460 mil motores/ano, quase quatro vezes mais do que a inicial, de 120 mil. Segundo Duccini a capacidade já aumentou para 170 mil por ano graças a melhorias nos processos produtivos.

 

A instalação de todo o maquinário ainda não terminou mas, quando encerrada, a nova área de produção contará com duas linhas de usinagem de blocos, duas de cabeçotes, uma de sub-montagem de cabeçotes e uma de montagem de motores. A expectativa da empresa é gerar quatrocentos empregos diretos quando as operações começarem.

 

A fábrica de Joinville é considerada uma das mais sustentáveis do mundo da companhia. No novo prédio o consumo de água, luz e papel será ainda menor, gerando economia de R$ 324 mil por ano. Apenas a água que os funcionários tomam não é de reuso, a iluminação utiliza luz solar para consumir menos energia e até os copos plásticos foram abandonados — cada funcionário tem a sua própria caneca para consumir água e café.

 

Foto: Divulgação.