AutoData - Por Kwid Renault contrata e adota terceiro turno
Mercado
08/02/2018

Por Kwid Renault contrata e adota terceiro turno

Imagem ilustrativa da notícia: Por Kwid Renault contrata e adota terceiro turno
Foto Jornalista  Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

A Renault anunciou na quinta-feira, 8, que acelerou a produção, em janeiro, do modelo compacto Kwid para tornar viável a entrega de 10 mil unidades até o fim de fevereiro. O planejamento tem como objetivo reduzir o prazo de entrega do veículo aos clientes que já efetuaram a compra — tempo que, segundo a empresa, antes demandava mais de quarenta dias.

 

O prazo de entrega tem sido uma das críticas mais frequentes de consumidores ao modelo lançado em agosto de 2017. A fabricante teve de apertar o ritmo antes do lançamento para atender à demanda da pré-venda, coisa de 7 mil unidades. Na sequência veio um pico de venda em setembro, o que acabou criando descompasso da demanda diante da oferta e o atraso em entregas.

 

Há relatos, em página do Procon, o órgão de defesa do consumidor, de clientes que acabaram desistindo da compra por causa do tempo de espera. O fato de parte dos veículos produzidos ter gerado três campanhas de recall, duas ano passado e uma este ano, também foi apontado como um fator de desistência de compra.

 

O ajuste feito na produção também se deve ao aumento das vendas do Kwid na Argentina e no Uruguai, segundo a Renault: de agosto a janeiro foram embarcadas aos dois países 8,3 mil unidades.

 

Para acompanhar a demanda crescente a Renault teve de contratar seiscentos funcionários para a produção e abriu o terceiro turno na fábrica de São José dos Pinhais, PR. Desde outubro trabalham ali 1,3 mil funcionários, segundo a assessoria de comunicação da empresa.

 

Ao longo dos seus seis meses de mercado brasileiro foram vendidas 25 mil 305 unidades do Kwid, de acordo com dados do Renavam citados pela Fenabrave. O modelo encerrou o ano passado como o sétimo veículo mais vendido na categoria de entrada, detendo participação de mercado de 6%.

 

Foto: Divulgação.