AutoData - Produção industrial cresceu 2,5%
Balanço
08/02/2018

Produção industrial cresceu 2,5%

Imagem ilustrativa da notícia: Produção industrial cresceu 2,5%
Foto Jornalista  Redação AutoData

Redação AutoData

A produção industrial brasileira cresceu 2,5%, no ano passado, na comparação com o ano interior, de acordo com os dados divulgados pelo IBGE na quinta-feira, 8, impulsionada principalmente pela produção de bens de consumo duráveis, automóveis e eletrodomésticos da linha marrom, bens de capital para os setores de transportes, agrícola e construção, bens intermediários e bens de consumo semi e não duráveis.

 

Desempenho por região – Dos quinze ocais pesquisados doze apresentaram crescimento no ano passado diante do ano anterior, sendo que as maiores altas foram registradas no Pará, 10,1%, Santa Catarina, 4,5%, Paraná, 4,4%, e Rio de Janeiro, 4,2%. A região de São Paulo teve expansão de 3,4%.

 

A Bahia registrou a maior queda do ano, 1,7%, puxada pela baixa produção dos setores de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis. Pernambuco registrou queda de 0,9% e a Região Nordeste caiu 0,5%.

 

Produção em dezembro – A produção industrial em dezembro cresceu 4,3% com relação ao mesmo mês do ano anterior impulsionada, principalmente, pelos setores de veículos automotores, reboques e carrocerias, equipamentos de transporte e de informática e produtos eletrônicos.

 

Das quinze regiões pesquisadas oito apresentaram alta na mesma base de comparação, com destaque para Amazonas, alta de 10,9%, São Paulo com expansão de 10,1%, e Rio de Janeiro, 7,2%.

 

Das regiões que apresentaram queda o Espírito Santo registrou a maior retração, 5,1%, por causa da indústria extrativa de óleos brutos de petróleo e gás natural. Fecham a lista das regiões que diminuíram a produção em novembro Bahia, 1,8%, Minas Gerais, 1,5%, Paraná, 0,5%, e Ceará 0,1%.

 

Foto: Divulgação.