Visto como um mercado em ascensão na América Latina, sobretudo após anúncio do acordo bilateral com o Brasil que também diz respeito às exportações de veículos, a Colômbia apresenta um perfil de vendas abaixo dos volumes comercializados no ano passado. De janeiro a agosto deste ano foram emplacados no país vizinho 152 mil 651 automóveis, 2,9% menos do que o volume de licenciamentos verificado no mesmo período no ano passado.
Segundo a Andemos, a associação das montadoras que atuam no país, a desaceleração do mercado colombiano está sujeita a diferentes fatores, principalmente à queda do PIB nacional, à alta do dólar e consequente falta de confiança do consumidor. Embora o mês passado tenha sido o segundo melhor do ano nas vendas com 20 mil 925 unidades – março fechou com 21 mil 49 unidades – o volume foi 6,8% menor do que as vendas feitas em agosto do ano passado.
Para Antônio Jorge Martins, especialista em gestão da cadeia automotiva da Fundação Getúlio Vargas, o momento pelo qual está passando o setor automobilístico da Colômbia é similar ao quadro brasileiro há alguns anos no que diz respeito ao consumo: “Pesa contra a Colômbia, entretanto, o fato de não ter fábricas e, por conta disso, não contar com capacidade de exportação, fator que ajudou as empresas daqui a se manterem produtivas”.
Martins acredita que o mercado colombiano deverá superar algumas barreiras para atender às expectativas que muitas empresas, principalmente as brasileiras, depositam no país: “Mesmo com o mercado em baixa, não foram interrompidos os investimentos no mercado vizinho, pelo contrário, é comum observarmos empresas anunciando expansão na Colômbia. O governo local precisa, no entanto, resgatar a confiança do consumidor e aquecer a economia”.
A Chevrolet segue como líder de venda na Colômbia com 33 mil 647 automóveis emplacados de janeiro a agosto, um volume 12,5% menor que o verificado nos oito meses do ano passado. A Renault foi a segunda empresa que mais vendeu carros no país, 30 mil 945 unidades, menos 2,1% que de janeiro a agosto de 2016. A Nissan, terceira em vendas com 13 mil 394 carros emplacados, apresentou crescimento no volume de licenciamentos, 23,6% na comparação com o desempenho dos oito meses do ano passado.
Foto: Divulgação
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