AutoData - Novembro tende a fechar na faixa de 290 mil unidades
news
05/01/2015

Novembro tende a fechar na faixa de 290 mil unidades

Por André Barros

- 05/01/2015

Os prognósticos dos varejistas para o mercado de veículos em novembro deverão se confirmar, com as vendas do mês fechando próximas à faixa das 290 mil unidades. Segundo dados preliminares do Renavam obtidos pela Agência AutoData foram licenciados 272,6 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus até a quinta-feira, 27.

A este volume se somarão apenas os emplacamentos da sexta-feira, 28, para a totalização do mês. Mantida a média diária dos primeiros dezenove dias úteis – 14,3 mil veículos por dia – novembro fecharia com 287 mil unidades.

Fonte ligada ao varejo afirmou à reportagem que a expectativa da rede é de licenciamentos na sexta-feira, 28, acima da média apurada, como é tradição, dando ao mês número final bem perto dos 290 mil veículos. A fonte não descarta, entretanto, esforços maiores das fabricantes para elevar seus índices, o que levaria, ainda que em possibilidade remota, o volume final para perto das 300 mil unidades.

De toda forma o volume vendido no mês dificilmente superará novembro do ano passado, que teve 303 mil unidades emplacadas, ainda que fique relativamente próximo. E não será também melhor que resultado de outubro e seus 307 mil licenciamentos, o segundo melhor volume mensal para 2014.

É importante observar, entretanto, que a média diária do mês passado, que contou com 23 dias úteis, chegou a 13,3 mil veículos, ou 1 mil unidades inferior à apurada neste novembro.

Um fator importante a considerar no resultado do mês é o feriado da Consciência Negra, em 20 de novembro. Embora não seja nacional, foi adotado nas principais praças de vendas do varejo, como as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, e ocorreu em uma quinta-feira, com muitos consumidores aproveitando para emendar a sexta-feira com o fim de semana – o que na prática tirou dois dias úteis de vendas nesses mercados.

Por outro lado cabe lembrar que os primeiros dias do mês tiveram índice engordado pelos licenciamentos relativos ao último dia de outubro, no qual ocorreu o Dia do Funcionário Público, jogando as estatísticas para o período seguinte.

Impulsionam o mercado as vendas diretas: são muitas as montadoras que escoam boa parte do seu volume por este canal. Segundo a fonte, o índice deverá seguir elevado ao fechamento de novembro.

O Fiat Palio lidera o ranking de vendas por modelos, com 14,3 mil unidades comercializadas restando um dia de vendas. O modelo é agora também o líder de vendas acumuladas, superando o Volkswagen Gol, por enquanto terceiro mais vendido no mês com 11,2 mil licenciamentos. O segundo colocado até o penúltimo dia é o Chevrolet Onix, com 13,6 mil.

Os dados oficiais serão divulgados pela Fenabrave na segunda-feira, 1º de dezembro.