AutoData - Continental aposta em tecnologia para driblar mercado em queda
news
05/01/2015

Continental aposta em tecnologia para driblar mercado em queda

Face a mercado de caminhões que acumula quedas próximas a 13% nas vendas e 25% na produção até outubro, a Continental aposta no desenvolvimento de novas tecnologias para impulsionar seus resultados no País.

Em visita ao Brasil seu vice-presidente executivo de veículos comerciais, Michael Ruf, afirmou que esperar por reação de mercado não é uma das premissas da companhia. “Nosso foco é inovação e é justamente ela que voltará a impulsionar o mercado.”

O executivo admitiu que a retração no segmento fez com que a empresa necessitasse de ajustes no Brasil, mas assegurou que a área de desenvolvimento de novas tecnologias não foi afetada. “Infelizmente precisamos adotar medidas como redução do quadro de funcionários e corte de custos, mas a área de inovação permaneceu intacta.”

Segundo Ruf cerca de 10% do faturamento da companhia na área de comerciais leves é investido em desenvolvimento de novos produtos. “Sabemos que não podemos deixar de inovar, afinal vivemos de ciclos e precisamos estar preparados para quando o crescimento voltar.”

O executivo afirmou que a demanda por tecnologias mais sustentáveis é cada vez maior, com as montadoras a priorizar produtos que reduzam consumo e emissões – nicho no qual a empresa está concentrando seus esforços.

Um dos novos produtos da Continental substitui os retrovisores externos dos caminhões por pequenas câmeras, o que pode gerar economia de até 2% de combustível dado o menor arrasto aerodinâmico.

As câmeras formam amplo sistema de visão para o motorista, o que lhe fornece maior segurança pela eliminação de pontos cegos.

Segundo Ruf testes realizados na Europa, onde o produto deve começar a ser comercializado em 2016, relatam uma economia de aproximadamente € 1,4 mil por ano em combustível e de 2,8 toneladas de CO2 por caminhão. “No Brasil essa tecnologia depende de mudanças na legislação, mas vamos iniciar os procedimentos em breve.”

O atraso para a chegada de novas tecnologias ao mercado brasileiro está cada vez menor, na avaliação do executivo. “Já não há mais demora de cinco ou seis anos para a chegada dos novos produtos ao País, e queremos que este prazo diminua cada vez mais.”

Outra tecnologia que deve desembarcar por aqui em breve, esta utilizada na Europa desde 2012, é o eHorizon, sistema que reforça o conceito de direção autônoma. Uma das funções do software da Continental mapeia a topografia por onde o motorista passa e controla seu desempenho, o que evita acelerações desnecessárias antes de curvas ou subidas inclinadas, reduzindo assim o consumo de combustível em até 6%.

“Queremos que veículos parcialmente autônomos sejam realidade ainda nesta década. Em 2025 veículos com condução totalmente automatizada serão possíveis em determinadas rotas”, estima Ruf.