AutoData - Inadimplência tem novo recuo
news
05/01/2015

Inadimplência tem novo recuo

Por André Barros

- 05/01/2015

O índice de inadimplência no pagamento de veículos por pessoas físicas continua em queda. De setembro para outubro o porcentual de atrasos caiu 0,2 ponto porcentual, para 4,2%, de acordo com dados divulgados pelo Banco Central do Brasil na quarta-feira, 26.

Foi a terceira vez consecutiva que o recuo de um mês para o outro chegou a 0,2 ponto porcentual: de julho para agosto e de agosto para setembro a queda teve o mesmo nível. São cinco meses seguidos de retração na inadimplência do setor de veículos, que apresenta tendência de baixa desde setembro do ano passado, com estabilidade em alguns meses e leve aumento de abril para maio. De maio em diante, apenas reduções.

Com relação há um ano o índice de atrasos nos pagamentos do setor diminuiu 1,2 ponto porcentual. Em outubro de 2013 estava em 5,4%. De dezembro do ano passado a outubro a queda chegou a 1 ponto porcentual, saindo de 5,2% para 4,2%.

O índice de outubro também é o menor desde 2011.

A inadimplência geral também apresentou redução de 0,2 ponto porcentual, após três meses de estabilidade: fechou outubro em 6,4%. Este índice não apresentava queda desde a passagem de maio para junho.

Resultado – Segundo a Anef, associação que representa os bancos de montadoras, a liberação de recursos para financiamento de veículos para pessoas físicas cresceu 14,4% em setembro, comparado com o mês anterior, para R$ 10,6 bilhões. O volume superou também o resultado do mesmo mês de 2013 em 10,8%.

Porém o saldo da carteira de financiamentos em setembro chegou a R$ 203,8 bilhões, redução de 0,3% com relação a agosto e de 5,3% comparado com o mesmo mês do ano passado.