AutoData - Mercedes-Benz amplia lay off por cinco meses no ABCD
news
05/01/2015

Mercedes-Benz amplia lay off por cinco meses no ABCD

Por Michele Loureiro

- 05/01/2015

Cerca de 1 mil trabalhadores da unidade de São Bernardo do Campo, SP, da Mercedes-Benz deveriam retornar ao trabalho em 1º de dezembro, após cinco meses de regime de lay off. Porém diante da não retomada do mercado de caminhões a montadora decidiu ampliar o afastamento do grupo por mais cinco meses, até 30 de abril.

Segundo a M-B o número de trabalhadores que seguirá em lay off ainda não está definido porque a montadora abriu um programa de demissão voluntária, PDV, e aguarda o número de adesões para definir os pormenores do lay off. O PDV foi aberto dia 14 de novembro e segue até 5 de dezembro.

Para manter o afastamento dos trabalhadores a M-B terá de arcar com o pagamento integral de seus salários, vez que o subsídio do governo só tem duração de cinco meses. No período anterior o Fundo de Amparo ao Trabalhador, FAT, do Ministério do Trabalho e Emprego arcou com parte do salário dos trabalhadores.

A M-B afirmou que pagará integralmente os salários dos afastados até abril, incluindo benefícios como PLR, e que os trabalhadores continuarão realizando cursos de reciclagem no período.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC o salário médio dos trabalhadores em lay off é de R$ 2,8 mil e as negociações para a ampliação do afastamento começou em meados de outubro quando a montadora anunciou investimento de R$ 500 milhões para modernização das linhas de produção de caminhões e mudanças na infraestrutura da fábrica.