AutoData - Vendas de máquinas registram leve avanço
news
08/12/2014

Vendas de máquinas registram leve avanço

Por André Barros

- 08/12/2014

O mercado de máquinas agrícolas e rodoviárias apresentou leve avanço de setembro para outubro, que fechou como o melhor mês do ano. De acordo com dados divulgados pela Anfavea na quinta-feira, 6, as vendas no atacado chegaram a 6,7 mil unidades, crescimento de 0,7% de um mês para o outro – porém 8,6% abaixo do resultado de outubro de 2013.

Segundo Ana Helena de Andrade, vice-presidente da Anfavea, o mercado manteve a tendência de leve crescimento que já vinha apresentando desde o começo do semestre: “Não é o resultado dos nossos sonhos, mas fortalece essa tendência de alta. Temos expectativa de mais avanço nos próximos meses devido à renovação do programa Mais Alimentos por mais três anos. Já foram vendidos mais de 80 mil tratores por meio desse convênio”.

De janeiro a outubro foram comercializadas 59,1 mil máquinas agrícolas e rodoviárias, volume 17% inferior ao dos primeiros dez meses do ano passado.

Nos últimos doze meses as vendas alcançaram 71,1 mil unidades, volume inferior à projeção da Anfavea para o ano – 73 mil máquinas.

A produção do setor chegou a 7,9 mil unidades, queda de 20% com relação ao mesmo mês de 2013 mas 10% superior a setembro. No acumulado do ano foram produzidas 72,4 mil máquinas, redução de 15,6% na comparação com o resultado de um ano atrás.