AutoData - Gol reage, lidera no mês e encosta no Palio no acumulado
news
16/01/2015

Gol reage, lidera no mês e encosta no Palio no acumulado

Por Marcos Rozen

- 16/01/2015

O vencedor do ranking dos modelos mais vendidos no País em 2014 está definitivamente em aberto. O VW Gol reagiu às investidas do Palio e na última semana somou volume agressivo de emplacamentos, o que lhe deu a liderança na primeira quinzena e o jogou de volta, e com muita força, à briga pela vitória no acumulado do ano.

Segundo dados preliminares do Renavam obtidos pela Agência AutoData o Gol lidera as vendas até a segunda-feira, 15, ou onze dias úteis, com 10,4 mil emplacamentos. Em seguida está o Palio, com 9,7 mil, e em terceiro o Chevrolet Onix, com 9 mil.

O galgar do Gol nos últimos dias impressiona: até o sétimo dia útil de dezembro o VW estava em terceiro, oitocentas unidades atrás do Palio. Agora, apenas quatro dias úteis depois, está à frente por quase seiscentos licenciamentos. Ou seja: apenas neste período o hatch Volkswagen emplacou 1,4 mil unidades a mais que o concorrente da Fiat.

Até o sétimo dia útil de dezembro a média diária de licenciamentos do Gol no período era de 720 unidades ante 838 do Palio. Agora o índice do VW subiu para 946 e o do Fiat para 878.

Com isso o quadro no acumulado ficou apertadíssimo e se tornou aposta quase impossível definir o vencedor do ano. A diferença a separar os dois é de míseras 1 mil unidades a favor do Palio – vez que no acumulado até o fechamento de novembro o Fiat, ultrapassando o VW pela primeira vez no ano, ficou 1,6 mil à frente.

Restam apenas onze dias úteis para o fechamento do mês e, consequentemente, do ano, mas as duas últimas semanas, que somam sete dias úteis, deverão ser fracas no varejo por conta dos feriados e festividades de natal e ano novo. Mas nos bastidores, considerando em especial as vendas diretas, a disputa promete ser ferrenha até lá.

O quadro é tão apertado que caso se mantenham os atuais volumes de vendas diárias do Gol e do Palio – aqueles registrados nos primeiros onze dias úteis – até o fim do mês o ano fecharia com diferença inferior a somente duzentas unidades a favor do Fiat.