AutoData - Disputa pela vice-liderança deverá ser acirrada até o fim do ano
news
08/12/2014

Disputa pela vice-liderança deverá ser acirrada até o fim do ano

Por André Barros

- 08/12/2014

A disputa pela segunda posição no ranking de automóveis e comerciais leves promete ser acirrada até o fechamento do ano. Em agosto a Volkswagen retomou a vice-liderança, que era sua e fora roubada da General Motors em março, e em outubro viu a diferença ser reduzida a cerca de 2 mil unidades, ou 0,1 ponto porcentual.

Em comum a queda das duas marcas: a VW vendeu 14,7% menos do que nos primeiros dez meses do ano passado, ou 471,7 mil unidades. Os modelos Chevrolet apresentaram redução de 12,6% nos licenciamentos do período, com 469,4 mil veículos.

As duas, portanto, viram a líder Fiat tomar distância na dianteira, vez que suas vendas cederam 9,7% no período, em ritmo abaixo do apresentado por GM e VW. Mas as três perderam participação com relação há um ano: Fiat 0,3 ponto porcentual, VW 1,3 ponto porcentual e GM 0,8 ponto porcentual.

Boa parte desta fatia foi tomada pela Hyundai, consolidada na quinta posição – a Ford se manteve na quarta, apesar da redução de 11,9% nas vendas – com crescimento de 7% no acumulado do ano, em direção oposta ao mercado. Tomou posição da Renault, agora sexta do ranking, por 0,1 ponto porcentual.

Destacado crescimento também apresenta a Toyota, sétima do ranking com 7,9% de alta nos licenciamentos do período.