AutoData - MAN reajustará preço de toda sua linha em 5%
news
08/12/2014

MAN reajustará preço de toda sua linha em 5%

Por André Barros

- 08/12/2014

A partir de 1º de janeiro toda a linha Volkswagen Caminhões e MAN terá seu preço reajustado em 5%, em média. A informação veio de Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da MAN Latin America, em entrevista à Agência Autodata – em que reafirmou as projeções de mercado anunciadas pela empresa no Congresso AutoData Perspectivas 2015, em outubro.

“Não temos alternativa a não ser dar esse primeiro passo”, afirmou o executivo. “Esses 5% são o mínimo para o momento. A pressão de custos está forte e a situação ficou próxima do limite para não prejudicar nossos negócios”.

Alouche disse que o aumento nos custos da troca de tecnologia Euro 3 para Euro 5, aplicada no começo de 2012, ainda não foi completamente repassado no preço da linha de caminhões, que deveria ter subido 14%, em média – o reajuste ficou na metade desse índice, segundo seus cálculos. O executivo citou outros componentes, como o aumento de 5% no preço do aço, reajustes salariais da cadeia na faixa de 8%, desvalorização cambial de 15% e a inflação na casa dos 6% como exemplos de como os preços da linha estão defasados.

“Ficamos sem saída. Sabemos que na atual situação do mercado, em queda, qualquer reajuste no preço é dolorido e tem impacto nas vendas, mas precisávamos fazer isso, dar esse primeiro passo. A defasagem de preço está em 8% a 10%, mas não teríamos como repassar tudo de uma vez”.

O vice-presidente da MAN Latin America disse que o reajuste não será linear: alguns modelos subirão 4,5%, outros 5,5%, mas a média é essa. “Não haverá modelo subindo 7% e outro 2%. O reajuste será na faixa dos 5%”.

O executivo reafirmou também as projeções da MAN para o mercado em 2015, mesmo com o reajuste nos preços. Ele disse que a definição do novo governo deu as regras do jogo para os próximos anos e medidas vêm sendo tomadas para movimentar a economia. Com isso Alouche espera que o impacto do aumento nos preços seja minimizado.

No Congresso AutoData Perspectivas 2015, em outubro, o presidente da MAN, Roberto Cortes, projetou crescimento de 3% nas vendas de caminhões no ano que vem em um cenário “normal” de mercado.