AutoData - MAN e Mercedes-Benz em briga acirrada pela liderança
news
08/12/2014

MAN e Mercedes-Benz em briga acirrada pela liderança

Por Michele Loureiro

- 08/12/2014

A MAN Latin America registrou queda de 14% nas vendas no acumulado do ano. De janeiro a outubro a montadora comercializou 29 mil 563 caminhões, ante 34 mil 393 unidades um ano antes.

No mesmo período a Mercedes-Benz apresentou recuo de 7,1% nas vendas, com 29 mil 106 caminhões licenciados, e acirrou a disputa pelo primeiro lugar no ranking. A montadora tem o melhor desempenho das marcas mais tradicionais do mercado, vez que International e DAF apresentaram crescimento sobre bases baixas.

A diferença das montadoras, que já chegou a apenas 238 unidades, ficou em 457 caminhões com o fechamento das vendas de outubro. A participação de mercado das companhias esboça a competitividade e somente 0,4 pontos porcentuais separam as duas montadoras: MAN tem 26,6% e M-B tem 26,2%.

A Volvo manteve-se na terceira posição do ranking mesmo com queda de 8,4% nas vendas de janeiro a outubro. Foram 15 mil 869 caminhões, ante 17 mil 316 um ano antes. A Ford conseguiu diminuir a distância, apesar da queda de 10%, e passou a brigar pelo terceiro lugar com 15 mil 387 unidades vendidas no ano. Agora 482 caminhões separam as montadoras — no último mês a diferença foi de 838 unidades.

A Scania apresentou a maior retração no acumulado do ano, com baixa de 27,9% nas vendas, seguida pela Iveco com recuo de 23,5%. As montadoras ocupam a quinta e a sexta posição do ranking, respectivamente.

Chassis – Enquanto no acumulado do ano os licenciamentos de chassis de ônibus apresentaram resultado 15,2% menor, a M-B garantiu a primeira colocação do ranking com retração de 5,4% e 10 mil 492 unidades comercializadas. A montadora tem 45,9% de participação.

A MAN aparece na sequência com relevante queda de 25% nas vendas e 5 mi 635 chassis comercializados de janeiro a outubro. Sua participação de mercado está em 24,6%.

Apenas a Volvo teve vendas maiores no acumulado do ano. A montadora sueca comercializou 1 mil 440 chassis, em alta de 2,7% e aparece na quarta posição do ranking.

As demais marcas, a exceção da International que apresentou avanço de 68% sobre uma base mais baixa, registraram queda nas vendas.